A Casa Culpi – Memorial da Imigração Italiana, espaço da Prefeitura Municipal, abriga a exposição de pinturas Oficinarte 2009, que reúne a produção artística de 15 internos do Complexo Médico Penal do Paraná. A partir das 19h de quarta-feira (3), o público poderá conferir o resultado de um programa desenvolvido há cinco anos com a proposta de ressocialização por meio da arte. As telas na técnica de pintura acrílica podem ser apreciadas até o dia 5 de julho de 2009, com entrada franca.

continua após a publicidade

O Complexo Médico Penal, unidade mantida pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, é uma instituição penal de regime fechado para homens e mulheres que necessitam de atendimento psiquiátrico e ambulatorial. Por iniciativa da médica Cinthia Maria Bernadelli Mattar e da professora e artista plástica Odília Vallim, surgiu o Programa Oficinarte, que abre aos internos a possibilidade de reintegração social pelos caminhos da arte.

“A evolução do tratamento com a Arte é visível no crescimento e evolução do fazer artístico dos internos, na melhora da sua autoestima e do quadro clínico, transbordando em emoções, lirísmo, questionamentos e percepções”, ressalta Ana Itália Paraná Mariano, curadora da mostra. Na avaliação de Ana Itália, a produção desses pacientes artistas forma um contexto que transita entre o hipnótico e o lúdico.

O Oficinarte possui um museu virtual que pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.oficinarte.pr.gov.br. O acervo fotográfico do museu apresenta à sociedade e aos profissionais das diversas áreas do conhecimento as mudanças que os internos acumularam ao longo do tratamento.

continua após a publicidade