Internos do Centro de Socioeducação de Umuarama desenvolveram um CD de rap, com músicas escritas e produzidas durante a atividade complementar de literatura. O projeto faz parte da parceria entre o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) com a Secretaria de Estado da Educação. Nesta parceria, os alunos têm a oportunidade de concluir os estudos dos ensinos fundamental e médio, além de desenvolver atividades profissionalizantes, culturais e esportivas.
A iniciativa começou em 2006, e houve grande interesse dos adolescentes em gravar músicas de sua própria autoria. Em 2008, a professora de literatura Ana Paula Ferreira da Silva desenvolveu o projeto com o tema “o sentido da vida”. “Procuramos ampliar a visão de mundo dos adolescentes e até desmistificar a idéia que o rap é a ‘música do crime'”, disse Ana Paula.
Nas músicas, os internos falam sobre a vida sem liberdade, o passado que os levou ao crime e as oportunidades que os esperam fora do Cense. Eles expõem angústias e expectativas futuras, adotando a oralidade, porém sem deixar de aprender a forma culta da língua.
Muitos se sentem protegidos para contar de que forma a experiência no Cense pode ser proveitosa para a vida pós-internato. Assim, a atividade auxilia, inclusive, nos trabalhos de atendimento social e psicológico, fundamentais durante o processo de socioeducação.