Palmas, estalos, efeitos de voz, batidas de mãos e pés. Diferentes ritmos e melodias podem ser criados a partir da exploração dos sons produzidos pelo corpo humano, com efeitos surpreendentes. É isto que o guitarrista, compositor, arranjador, diretor musical e arte-educador Charles Raszl (SP)– que integra o grupo Barbatuques (referência internacional em percussão corporal) – vai ensinar, nos próximos dias 27 e 28 de setembro (sexta-feira e sábado), em três oficinas de percussão corporal dentro da programação da Jornada de Ritmo, Música e Movimento, realizada pela Cena Hum Academia de Artes Cênicas, com apoio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

continua após a publicidade

No dia 27, das 14 às 17 horas, será ministrada a oficina “Técnicas de Percussão Corporal”, com a exploração e descoberta dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo. Diferentes tipos de palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais e a utilização desses sons na produção de ritmos e melodias, transformam o corpo num maravilhoso instrumento musical.

No mesmo dia, das 19 às 22 horas, acontecerá a oficina de “Ritmos Regionais na Percussão Corporal”, com jogos de improvisação e criação a partir de técnicas de percussão corporal desenvolvidas pelo grupo “Barbatuques”.

No dia 28, será a vez das crianças entre 4 e 14 anos de idade descobrirem como transformar o próprio corpo em uma verdadeira “bateria musical. A música produzida pelo corpo em movimento contribui para o desenvolvimento da capacidade rítmica e de improvisação, aprimora a coordenação motora e ensina a trabalhar em grupo. A oficina “Percussão Corporal pra crianças” será realizada das 9 às 12 horas.

continua após a publicidade

Em cada oficina oferecida pela jornada são disponibilizadas 30 vagas. As inscrições para cada uma delas custam R$ 80,00 (escolhendo 3 oficinas, haverá 10% de desconto) e podem ser realizadas através do endereço www.percussionices.blogspot.com ou pessoalmente na Secretaria da Cena Hum (Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco – Curitiba. Telefone de contato: 41-3333-0975).