Um dos pôsteres do
concurso que aconteceu em
várias cidades da Alemanha.

O Instituto Goethe de Curitiba está apresentando, neste mês, dois eventos internacionais. Primeiro, a Exposição de Cartazes contra o Neofascismo, que começou na sexta-feira e vai até o dia 23. No inverno de 2000, os membros alemães da AGI-Alliance Graphique Internationale, que lecionam em universidades da Alemanha, lançaram um concurso de cartazes entre os estudantes com esse tema muito apropriado para uma época, quando novos nazistas surgem em diversas partes da europa.

O texto do concurso mencionava: “Os neo-nazistas utilizam-se com sucesso cada vez maior da “rua” como meio de propaganda e organizam-se internacionalmente com o auxílio das novas mídias. Não podemos olhar impassíveis para as ações destas minorias e deixar-lhes o espaço público totalmente disponível. Cartazes certamente não podem convencer a maioria silenciosa dos expectadores e alienados a se tornar cidadãos ativos com coragem civil mas podem agir como formadores e modificadores de consciência sobre esta maioria.”

Do concurso participaram estudantes de 26 academias e universidades da Alemanha. A presente exposição compreende uma seleção de 50 cartazes, com o intuito de apresentar estes trabalhos em vários museus ao redor do mundo. O Instituto Goethe fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33.

Cinema Arte

A Bienal de Colônia na Alemanha é voltada para filmes de artistas plásticos e sobre eles, objetivando debater a interface entre as artes plásticas e o cinema, com todas as incursões possíveis e impossíveis no território vizinho. Quer também reunir num único meio – o filme – todos aqueles gêneros demasiadamente familiares, introduzidos arbitrariamente e assimilados por comodismo histórico. Por essa razão, o Instituto Goethe trouxe filmes que estão sendo apresentados na Cinemateca, sala Groff, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 Fone: 321-3252. Hoje às 19h30, Suspense. Amanhã, no mesmo horário, Performance. Legendas em português.

continua após a publicidade

continua após a publicidade