As inscrições para a Mostra de Dança Contemporânea do 25.º Festival de Dança de Joinville, realizado de 18 a 28 de julho de 2007, já estão abertas e encerram em 31 de janeiro. As companhias profissionais interessadas em participar do evento, previsto para o período de 19 a 24 de julho, no Teatro Juarez Machado e em locais alternativos, a serem definidos conforme necessidades dos projetos selecionados, devem efetuar inscrições pelo site do festival, local onde também consta o regulamento e suas novidades.
Isso porque, para estimular a vinda de grupos para o Sul do Brasil, em 2007 o Instituto Festival de Dança prevê a possibilidade de pagar um adicional de cachê no valor de R$ 5 mil aos grupos que forem selecionados e fizerem estréia de trabalho em Joinville.
Desenvolvida desde 2001, a mostra é considerada um ponto nobre do Festival de Dança de Joinville, pois abre espaço para que companhias e bailarinos profissionais possam apresentar suas propostas cênicas. De caráter não competitivo, seu intuito é valorizar iniciativas de investigação e a formação de platéia para a dança contemporânea. A seleção dos trabalhos está marcada para fevereiro.
Possibilidades de atuação
Integrante da Focus Cia. de Dança, a bailarina e assistente de coreografia Carol Pires destaca que participar da mostra, em 2006, ?foi um momento singular na carreira do grupo?. Segundo ela, poder mostrar o trabalho dentro do contexto de dança tão forte e significativo em que se insere o festival no País foi um marco no ano de 2006 para a companhia. ?Além do simples prazer de estar dançando, a apresentação sugestionou inúmeros futuros contatos, além de reafirmar a nossa iniciativa de fazer dança?, observa.
A bailarina acredita que a possibilidade de estréias reforça a chance dos grupos ampliarem suas áreas de atuação e a produção de suas idéias. ?Estrear um trabalho para um público tão diversificado e atuante só faz ecoar a dança que está sendo criada. Como bailarina, acho importantíssimo esse suporte na criação de novos trabalhos e na descoberta de bons coreógrafos e companhias?, completa.
Serviço:
Inscrições para a Mostra de Dança Contemporânea do 25.º Festival de Dança de Joinville, até 31 de janeiro. Pelo site www.festivaldedanca.com.br.
