Estão abertas até o dia 27 de fevereiro de 2006 as inscrições para o Revelando os Brasis Ano II, projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Marlin Azul. O objetivo é selecionar histórias e produzir, a partir dos textos escolhidos, 40 vídeos digitais em cidades com até 20 mil habitantes.

continua após a publicidade

Para inscrever uma história, é preciso ser morador de município com até 20 mil habitantes e ter, no mínimo, 18 anos de idade. O projeto aceita histórias reais (baseadas em pessoas ou fatos verdadeiros) ou de ficção. Todos os textos recebidos vão ser avaliados por uma comissão que escolherá as 40 histórias que serão transformadas em vídeos com 15 minutos de duração. Os autores selecionados irão dirigir seus vídeos, mas, antes, participarão de cursos preparatórios de roteiro, direção, produção, operação de câmera, som e edição, no Rio de Janeiro.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser encontrados nos sites www.revelandoosbrasis.com.br e www.cultura.gov.br, mas a inscrição deve ser feita somente pelo correio. Para isso, é preciso imprimir a ficha, preenchê-la e enviá-la, junto com os documentos solicitados, para a Caixa Postal 015137, CEP 29045-970, Vitória/ES. O regulamento e a ficha de inscrição também estão disponíveis nas agências e postos de atendimento dos Correios localizados em todos os municípios do Brasil com até 20 mil habitantes.

Primeira edição do projeto teve um vídeo produzido no Paraná O Resgate de um Sonho, de Rosana Sales (Jaguapitã), é o representante do Paraná no Revelando os Brasis Ano I. O vídeo é uma ficção baseada na experiência de sua autora, que conta a história de uma cidade que se mobiliza para salvar seu único cinema. Rosana também liderou um movimento semelhante para revitalizar o antigo Cine Guairacá, em Jaguapitã.

continua após a publicidade

Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisual que viabilizou, em sua primeira edição (2004-2005), a produção de 40 vídeos. A proposta democratizar o acesso aos meios de produção, oferecendo aos moradores das pequenas cidades (com até 20 mil habitantes) o contato com as tecnologias audiovisuais. O objetivo é estimular os moradores desses municípios a contar suas histórias, proporcionando a criação de obras que retratem a diversidade do País. Dos 5.500 municípios brasileiros, mais de 4.000 têm até 20 mil habitantes.