A Companhia Dos à Deux se apoia na musicalidade do movimento onde o jogo do intérprete orquestra as emoções, as intenções e as situações das personagens. O movimento não ilustra, mas sugere e acompanha a personagem, lhe dando poder emocional.
No cruzamento da dança e do teatro, as partituras gestuais transformam o gesto cotidiano em gesto de ficção. A consciência das articulações das partes do corpo permite sair do “Corpo Global” e enriquecer o movimento de certa singularidade.
Os “portés” e a “marcha sobre o corpo” são o prolongamento da pesquisa: se portar, se transportar, se suportar. Uma técnica onde um serve de chão ao outro, desafiando a gravidade, o equilíbrio, a verticalidade e a horizontalidade do movimento, a maestria do toque e a precisão do contato. Essa proximidade física instala uma relação entre as personagens e serve dramaticamente à escritura coreográfica.
Através do jogo e da imaginação, o objetivo é descobrir seu próprio corpo, seus gestos pessoais e naturais e desenvolver uma criação gestual teatral ligada à construção de uma personagem.
Em seguida a proposta será de levar os estagiários a um trabalho de escritura e de composição de uma seqüência dramática gestual que será a transposição em corpo e em movimento de um texto ou de uma situação.
O trabalho se constitui em três etapas:
1 – aquecimento;
2 – introdução ao vocabulário técnico;
3 – composição de uma seqüência de teatro gestual.
Para profissionais com experiência em dança e/ou teatro, como coreógrafos, bailarinos e atores. Idade mínima: 18 anos. Número de participantes: 16. A seleção será por ordem de inscrição através do site: oficinacaixacultural@hotmail.com.