A 7.ª Mostra Londrina de Cinema será realizada somente em novembro, mas os organizadores começam a oferecer oficinas relativas à sétima arte a partir de julho. Ao todo serão realizadas cinco oficinas sobre diversos temas ligados à produção audiovisual. O objetivo da mostra e da Kinoarte – Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina é contribuir para a produção audiovisual na cidade e divulgar o cinema produzido em Londrina.
As oficinas de direção, direção de fotografia, roteiro, direção de atores e produção de documentários têm patrocínio da Secretaria de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As inscrições podem ser feitas até o dia 1.º de julho pelo site www.mostralondrinadecinema.com.br.
De acordo com o secretário da Kinoarte, Bruno Gehring, as oficinas estão sendo oferecidas antes do início da mostra para que os interessados possam participar de todas. ?Nosso objetivo é trazer os melhores profissionais para ministrar as oficinas em Londrina. Queremos criar um núcleo de produção audiovisual na cidade?, disse Gehring.
A 7.ª Mostra Londrina de Cinema será realizada de 4 a 13 de novembro e vai trazer filmes nacionais e internacionais. O evento será dividido em duas etapas de vídeo digital, a competitiva nacional, a competitiva local. Os filmes nacionais vão concorrer a um prêmio de R$ 1 mil na categoria de melhor filme.
A melhor película local vai receber um prêmio de R$ 500 além de concorrer ao Troféu Udihara em cinco categorias: melhor direção, melhor produção, melhor fotografia, melhor roteiro e melhor edição. Durante a mostra o público também vai poder assistir a exibição de longas latinos de países do Mercosul.