Ele conhece as regras. Ele conquista todas as mulheres. E ele mata os homens maus. Ele é Machete, um ex-policial mexicano traído pelos colegas de farda, que viu sua mulher e sua filha serem mortas e, por pouco, também não foi morto – caso não fosse sua habilidade com uma facão tipo peixeira. Agora, refugiado como imigrante ilegal nos Estados Unidos, ele buscará sua vingança contra os antigos algozes e provará que as pessoas mexeram com o mexicano errado.
É comum mote simplório como esse que se desenvolve “Machete”, um dos filmes mais violentos do ano, sensação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (realizada de 22 de outubro a 4 de novembro), e que estreia hoje no circuito comercial. Dirigido por Robert Rodriguez, o longa apresenta um elenco estelar, com figurões como Robert De Niro, Steven Seagal, Jessica Alba, Lindsay Lohan e Michele Rodriguez, além de Danny Trejo, no papel principal de Machete. Trejo sempre foi escalado para personagens secundários e já fez mais de 90 filmes, sendo que em boa parte deles interpretou um vilão, como em “Um Drink no Inferno” (de 1996, como Razor Charlie), “Anaconda” (1997, Poacher) e “Triplo X” (2002, como El Jefe).
Por outro lado, Robert Rodriguez já pode se considerar um veterano em filmes como esses. Em 2005 dirigiu “Sin City” e em 2007, em parceria com Quentin Tarantino, filmou “Planeta Terror”. Foi em “Planeta Terror”, inclusive, que a história de “Machete” começou.
A história se desenvolve quando Machete, nos Estados Unidos, é contratado para matar um senador (Robert De Niro) favorável ao endurecimento das leis de imigração no Estado americano do Texas. Machete aceita o trabalho, mas cai numa cilada armada para simular o assassinato do senador e assim capitalizar votos em cima do atentado. Ao poucos, ele percebe que a pessoa envolvida nisso é seu arqui-inimigo, Torrez (Steven Seagal), ex-policial mexicano que o traiu no passado. Machete decide se vingar.
Há, pelo menos, duas cenas memoráveis no longa. A primeira é quando Machete está no hospital e escuta o médico dizendo o tamanho de um intestino varia de 6 a 9 metros. Em seguida, Machete levanta da cama e, armado com bisturi, abre a barriga de um bandido, retira o intestino e o usa como corda para saltar de uma janela a outra. A outra cena é quando Machete e Torrez travam um duelo munidos de espada e facão, digna dos melhores filmes do gênero capa e espada. Além disso, o mexicano louco surpreende ao conquistar todas as mocinhas que atravessam seu caminho – a policial de imigração (Alba), a líder dos rebeldes (Rodriguez), a filha (Lohan) de um político corrupto. As informações são do Jornal da Tarde.