A Travessa dos Editores acaba de levar às bancas o 24.º número da revista Idéias, publicação que mensalmente oferece aos seus leitores uma análise detalhada de tudo o que de mais relevante acontece na política, na economia e na cultura paranaenses. Entre os destaques dessa nova edição, está a sua matéria de capa, ?A Gangsterização da Política?, assinada pelo editor da Idéias, o escritor e jornalista Fábio Campana. No texto, Campana mostra que nunca estivemos tão próximos de vivenciar aquilo que o sociólogo Guerreiro Ramos chamou, nos anos 50, de gangsterização da política ? fenômeno que se dá quando o governo e o congresso se completam em relações espúrias marcadas pela corrupção.

continua após a publicidade

Também se destaca, nesta edição de Idéias, o artigo ?Onde Fica a Saída??, em que o governador do Paraná, Roberto Requião, pede ao governo da República que se posicione com maior clareza em relação ao Porto de Paranaguá. E, em longa entrevista ao jornalista Marcio Renato dos Santos, o secretário de Segurança Luiz Fernando Delazari fala sobre o seu cotidiano no trabalho e, de quebra, sobre suas leituras mais habituais e o vício que cultiva de assistir a quatro filmes por final de semana.

Outro entrevistado do mês é o maestro, arranjador e compositor paranaense Waltel Branco, retratado no perfil ?Da Turma do Stravinski?. Em conversa com o jornalista Luís Henrique Pellanda, Waltel relembra momentos de sua carreira no Brasil e no exterior, revisita parceiros famosos e comenta seu dia-a-dia em Curitiba ? cidade, segundo ele, ?boa para descansar?. Durante o bate-papo, Waltel também falou sobre sua admiração pelo escritor Dalton Trevisan, maior símbolo da cultura local. Dalton, aliás, mais uma vez colabora com a revista mensal da Travessa dos Editores. Na Idéias deste mês, o autor do recém-lançado Rita Ritinha Ritona publica o conto inédito ?Ai, Ai, Eu Morro?, outro de seus tradicionais e tragicômicos registros do cotidiano de Curitiba.

No texto ?Pequenas Tragédias em Atos Perversos?, Rosirene Gemael avalia o livro As Emoções e a Escola, escrito pela psicóloga Denise de Camargo e publicado também pela Travessa. Na obra, a autora, após realizar uma pesquisa com estudantes da rede pública paranaense, apresenta aos leitores uma reflexão sobre as imperfeições do ensino no Brasil, onde o respeito pelas emoções e pelos sentimentos dos alunos ainda passaria muito longe das salas de aula. 

continua após a publicidade

E mais: a jornalista Lorena Aubrift Klenk, no texto ?Adeus, DDD e DDI?, discorre sobre os avanços da tecnologia na área das comunicações eletrônicas; e, em ?A Bicicleta de Da Vinci e o Código ? Uma Reportagem sobre Duas Rodas?, o repórter Luiz Andrioli documenta as diferentes formas de utilização das bicicletas como meio de transporte popularíssimo em Curitiba.

Tanto Luiz Geraldo Mazza quanto Eduardo Schneider dedicam seus artigos mensais ? ?Avalanche de Denúncias no Misturador de Vozes? e ?Passando o Brasil a Sujo? ? à crise política por que vem passando o Brasil. A socióloga Ângela Chiarotti, no ensaio ?O Medo dos Machos e a Prisão Doméstica?, aborda uma série de questões sobre o casamento e a sexualidade feminina, levantadas pelo filósofo francês Michel Onfray. E, encerrando a edição, o humor do cartunista Solda resgata a tão comentada neve que caiu em Curitiba, 30 anos atrás.

continua após a publicidade

Serviço
Idéias, número 24
Travessa dos Editores
61 págs.
R$ 6