O autor do livro mais vendido no Brasil em 2003, Quem ama, educa! (editora Gente), Içami Tiba, realiza sessão de autógrafos e ministra a palestra ?Vida Profissional e Família?, hoje, em Curitiba. Médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, Tiba já publicou dezesseis livros e ministrou mais de 3.200 palestras no Brasil e no exterior. A tarde de autógrafos acontece na Livrarias Curitiba (Shopping Estação), às 16h30, com entrada franca. A palestra, onde o doutor aborda a relação entre pais e filhos e a vida profissional, ocorre no teatro do UnicenP (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300), às 19h, com ingressos a R$ 40.

continua após a publicidade

Em Quem ama, educa, Tiba mostra as reações dos adolescentes e a complexidade no relacionamento com os pais. Com a continuação do livro programada para sair nos próximos meses, a obra deve assumir uma postura de auto-ajuda visto que nela estarão conselhos sobre como criar adolescentes e de comportamento entre pais e filhos. Segundo Tiba, todo livro pode ser de auto-ajuda, quando seu leitor quer ser ajudado. ?Em meus livros coloco a ciência de maneira popular, sem ditar regras. Eu mostro as reações mais comuns dos filhos em ocasiões difíceis para que o pai veja que o que está sentindo envolve dois, três tipos de situações. O que vai funcionar não depende só do que o pai e a mãe fazem e sim da qualidade do relacionamento e do momento em que o filho está?, afirma.

Tendo chegado à marca dos 500 mil livros vendidos, Quem ama, educa é um entre diversos títulos que abordam o relacionamento humano.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope em 2004, Içami foi apontado como o terceiro profissional mais admirado e usado como referência pelos psicólogos brasileiros, ficando atrás apenas de Freud e Gustav Jung.

continua após a publicidade