São Paulo – A medição de audiência da TV brasileira vai passar por um período turbulento. Domingo, o Datanexus, instituto preparado para medir audiência de TV, concorrente do Ibope, deu o pontapé inicial em suas operações a fim de buscar clientes.
O instituto, que teve seu lançamento adiado em junho, foi criado pelo cientista político Carlos Novaes e pelo engenheiro Alfonso Aurin e teve investimento de 4 milhões de reais do SBT, seu único cliente até agora.
O Datanexus escolheu o último domingo – dia de acirrada disputa entre as emissoras – para medir audiência em tempo real e divulgou ontem para o mercado os primeiros índices. Resultado: seus números passaram longe da medição prévia do Ibope.
Para se ter uma idéia, a medição do Ibope da disputa entre Globo e SBT, que foi das 15h11 às 20h28, registrou 23 pontos para a Globo ante 19 do SBT. A do Datanexus, no mesmo horário, registrou placar diferente: 21 para o SBT ante 19 da concorrente.
As diferenças podem ser acompanhadas programa a programa. Na disputa entre o Domingo Legal e a primeira parte do Domingão do Faustão, que foi das 15h11 às 15h48, o Ibope registrou 15 pontos para Faustão, ante 12 de Gugu. Já o Datanexus registrou empate no horário: 13 pontos de audiência para as duas atrações.
A diferença maior entre as medições dos dois institutos aparece na segunda parte da disputa entre os dois programas, que foi das 18h02 às 20h28. A prévia do Ibope registrou 25 pontos para a Globo, ante 21 do Domingo Legal. O Datanexus registrou vitória do SBT, com Gugu alcançando 26 pontos ante 20 pontos de Faustão.