Pela primeira vez desde o acidente, Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, pôde se comunicar com seus familiares e amigos. Anteontem, com ajuda de um aparelho de tecnologia sueca, ele respondeu perguntas e demonstrou estar ciente do que se passa ao seu redor.

continua após a publicidade

“Estamos muito felizes, pois foi possível confirmar que aquilo que já entendíamos como uma certa consciência dele é, de fato, sinal de que ele está entendendo e acompanhando tudo, só não é capaz ainda de responder com movimentos ou fala”, contou o empresário e cunhado de Shaolin, Ricardo Santos.

O equipamento foi levado para o hospital na Paraíba por Ana Hickmann. Ela gravou com Shaolin uma matéria para seu novo programa, que estreia no dia 10 de setembro na Record. O aparelho, “Tobii”, é usado por pessoas em estado de coma.

“É um programa de computador calibrado pelo olhar do paciente. Em um monitor, é possível acompanhar para onde o olho da pessoa está se movendo e isso possibilita que, através do olhar, o paciente possa responder perguntas simples, cujas respostas sejam ‘sim’ ou ‘não’, por exemplo”, explicou Ricardo.

continua após a publicidade

Shaolin está em coma desde que sofreu um acidente de carro, em janeiro de 2011.