Giggles é uma espécie de Hello Kitty que vive em South Park É uma esquilo fêmea que tem o nariz em forma de coração, usa um lacinho vermelho na cabeça e é toda cor de rosa. Parece um dos ursinhos carinhosos. Mas seus criadores têm o hábito de matá-la dos modos mais sangrentos possíveis. E acreditem: daí vem o tremendo sucesso do seriado animado "Happy Tree Friends" ("Amigos da Árvore Feliz"), no qual Giggles e mais 19 personagens fofinhos são massacrados a cada episódio. Já foram exibidos no Brasil pela MTV e agora têm suas primeiras três temporadas lançadas em DVD.

continua após a publicidade

Criados pelos norte-americanos Rhode Montijo e Ken Navarro, os 20 personagens são baseados em mamíferos dos continentes europeus e americanos, como um urso e um tamanduá. Durante os três minutos de duração de cada episódio, todos sofrem mortes estúpidas. No final, uma pequena lição de moral é dada. Puro cinismo. Remontando a uma tradição que vem dos filmes mudos de Charlie Chaplin e "O Gordo e o Magro" (os desenhos são cheios de citações cinematográficas), não há diálogos em "Happy Tree Friends". E, como em "South Park", onde Kenny morre a todo episódio, os personagens mortos voltam no desenho seguinte, como se nada tivesse acontecido.

A combinação entre bichinhos fofinhos e violência extrema caiu no gosto do público americano, que vê a série no canal G4. Também é exibido na Alemanha, Holanda, Austrália e Polônia. "E tudo é feito por uma equipe de 20 pessoas, que finaliza um episódio em duas semanas", conta Ken Navarro, que deu entrevista ao JT, de seu escritório em San Francisco, entre uma morte e outra.

Quando vocês decidiram criar personagens fofinhos e matá-los?

continua após a publicidade

KEN NAVARRO – Foi no começo de 1999, quando nós tínhamos um programa totalmente diferente aqui na Mondo Media (produtora do desenho), que o Montijo teve a idéia de criar esses personagens bizarros.

É difícil criar novas mortes?

continua após a publicidade

KEN NAVARRO – (Risos) Às vezes é realmente muito difícil. De vez em quando a gente pensa, ‘ei, isso daria uma bela morte’, mas daí alguém avisa que a gente já fez isso antes. Às vezes a idéia simplesmente chega para a gente e outras vezes a gente tem que se esforçar para criar. É também uma questão de hábito.

Qual a morte mais engraçada que você já criou?

KEN NAVARRO – Tem um episódio chamado ‘Eye Candy’ que nós amamos ficamos rindo por muito tempo depois de assistir. (No episódio, o personagem Toothy, um castor, sobe em uma árvore e fica pendurado pelo nervo óptico). Parece que lesões nos olhos são divertidas, sempre temos reações fortes quando mostramos esse tipo de ferimento.

Quantas pessoas estão envolvidas na produção dos desenhos?

KEN NAVARRO – Quando fazíamos só para a internet (o seriado foi criado originalmente para exibição apenas na internet) era um grupo bem pequeno, mas agora que temos a série na TV a equipe ficou maior.

A mesma equipe que desenha faz as vozes?

KEN NAVARRO – Às vezes são os próprios animadores, mas também nossos amigos e quem trabalha aqui na Mondo… quem passar por aqui é pego para fazer alguma voz.

Qual é o seu personagem favorito?

KEN NAVARRO – Eu diria que é Cuddles (um coelho), de quem eu também faço a voz, mas eu realmente amo Lumpy (um alce azul estupidamente burro e atrapalhado), cujo personagem é tão estúpido que se torna automaticamente engraçado.

Você gostaria de matar algum personagem real no desenho? Quem?

KEN NAVARRO – Uma pessoa? Eu mato apenas desenhos. (risos)

Ninguém?

KEN NAVARRO – "South Park" faz isso muito bem, melhor deixar para eles.