O mundo pode ver os Estados Unidos como um país cada vez mais agressivo e belicista, mas na hora de votar no americano que melhor simbolizasse a nação, dezenas de milhares de internautas escolheram um cidadão “médio”, bebedor de cerveja, fã do beisebol, genioso mas de bom coração: Homer Simpson, personagem do desenho de TV “Os Simpsons”.

Segundo uma pesquisa realizada pela BBC antes de um debate sobre a posição dos EUA no mundo contemporâneo, o chefe da família Simpson ficou em primeiro lugar na preferência internacional, com 20,6% dos votos, muito à frente do segundo colocado, Abraham Lincoln, com 15,1%.

Dezenas de milhares de internautas que acompanham o noticiário da BBC em todo o mundo elegeram seu “americano preferido” entre uma lista de dez personalidades “finalistas” de uma enquete on-line anterior.

Além do primeiro posto para Homer Simpson, a pesquisa mostrou outros resultados surpreendentes: o poeta folk Bob Dylan tem maior popularidade que o ex presidente Bill Clinton ou mesmo grandes heróis da pátria americana, como George Washington ou Benjamin Franklin.

Entre as personalidades dos EUA preferidas no exterior, se encontram o defensor dos direitos civis Martin Luther King (com 13,9%) e o lendário pai da pátria e presidente Thomas Jefferson (9,2%). Em seguida, se classificaram Bob Dylan (8%), George Washington (7,8%), o ex-presidente Franklin Delano Roosevelt (6,3), Benjamin Franklin (6,2%) e Bill Clinton (4,5%).

A liderança de um personagem de TV fez com que os organizadores da pesquisa julgassem oportuno divulgar uma nota, advertindo que a lista foi feita através de uma “pesquisa on-line aberta”, “não refletindo necessariamente a visão da BBC”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade