Homenagem à percussão no Teatro Paiol

Uma homenagem à percussão e aos percussionistas brasileiros acontece nesta sexta e sábado, no Teatro Paiol, em Curitiba. Trata-se do show Pandeirada brasileira convida, selecionado pelo edital Música no Paiol, do Fundo Municipal da Cultura, e que irá contar com a participação do percussionista e pesquisador de música brasileira Vina Lacerda. No espetáculo, ele terá como convidados os músicos Marcos Suzano e Caíto Marcondes.

“Vamos apresentar treze músicas, inclusive mostrando o pandeiro como instrumento solista, o que não é muito comum. Seis canções, de autoria de André Prodóscimo e Julião Boêmio, compõem o material Pandeirada brasileira, um método de ensino para pandeiro brasileiro que lancei no ano de 2002 (estando presente em cerca de quinze países)”, comenta Vina.

O espetáculo será encerrado com a execução da obra Concerto para dois pandeiros, do compositor Tim Rescala, em uma versão reduzida, para quinteto, adaptada por Vina. A versão nunca foi apresentada em Curitiba.

“Vamos tocar Concerto para dois pandeiros em versão adaptada para três pandeiros. Isto nunca foi apresentado na capital, embora já tenha sido apresentada uma versão da música para orquestra de corda”.

O show também irá contar com a participação dos músicos Fernando Dedos, Daniel Miglivacca, Glauco Solter (contrabaixo), Gabriel Schwartz (sopros), André Prodóssimo (violão) e Sérgio Justen (piano).

Amanhã, antes do espetáculo, Vina, Marcos e Caíto participam de um bate-papo musical, com entrada gratuita, no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.

Serviço

Show Pandeirada brasileira convida.Amanhã e sábado, às 21h, no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Rebouças). Ingressos a R$ 15,00.Bate-papo musical com Vina Lacerda, Marcos Suzano e Caíto Marcondes. Amanhã, às 17h, no Conservatório de Música Popular Brasileira (Rua Mateus Leme, 66). Entrada franca.