Um show sem ter a pretensão de seu um musical sobre a vida de Noel Rosa. Assim é Nöel, espetáculo que entra em cartaz hoje no Teatro Paiol, como parte da programação do Festival de Curitiba.
Cinco músicos paranaenses levam para o palco 16 músicas do compositor – que morreu aos 27 anos e deixou mais de duzentas composições. Duas canções terão a participação da atriz, também paranaense, Letícia Sabatella.
O espetáculo Nöel estreou em Curitiba em maio de 2006, depois de quatro anos de pesquisa do ator e músico Márcio Juliano, que afirma que o show promove uma desconstrução do samba. ?A gente não inventou nada. Só se inspirou no belo trabalho que Noel deixou?, disse. Para o repertório foram escolhidas desde músicas consagradas, como Conversa de botequim, Feitiço da vila e Pastorinhas, como outras menos difundidas como Estátua da Paciência que ele compôs mas não gravou e Seja Breve.
O músico e diretor artístico Sérgio Albach comenta que entre as costuras do espetáculo são usados offs de Aracy de Almeida (1914-1988), que foi uma grande amiga e musa inspiradora de muitas obras de Noel. ?Nós não explicamos isso no show mas o público reconhece a voz dela, o que é muito legal?, comenta. Albach conta ainda que apesar do predomínio do samba, o cavaquinho não faz parte dos instrumentos. ?Os arranjos são mais modernos?, diz, contando que tentam seguir uma das características do Noel Rosa, que era tirar sons experimentais. Por isso foram introduzidas rodas de bicicleta-que também é utilizada como elemento cênico -, caixas de fósforo, lixa de papel e latas.
A participação da voz feminina no show foi uma decisão do grupo para acrescentar um elemento novo a cada temporada. Entre as mulheres que já se apresentaram no espetáculo estão Chiris Gomes, Liane Guariente, Izabel Padovani e Ana Cascardo. Letícia Sabatella é a décima mulher a integrar o espetáculo. Ela conta que a música sempre esteve presente na sua formação como atriz-recentemente ela gravou A cigarra com Elza Soares. Para ela o espetáculo Nöel traz uma nostalgia alegre ?porque traz o espírito de Noel Rosa para o palco?.
As músicas que integram o espetáculo farão parte de um CD que o grupo já começou a gravar, e será lançado até o final deste ano. A voz feminina será de Liane Guariente, do Grupo Terra Sonora. Nöel reúne os músicos Sérgio Albach, Márcio Juliano, Gabriel Scwartz, Ale Age e Marcelo Torrone.
Serviço
O show Nöel fica em cartaz hoje, amanhã e domingo no Teatro Paiol, sempre às 12h (meio-dia). Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.