Guairinha

Hoje tem espetáculo inédito na Oficina de Música

Pela primeira vez no Brasil será encenada a ópera A ocasião faz o ladrão, de Gioachino Rossini. Os estudantes da classe de Ópera Studio, da 28.ª Oficina de Música de Curitiba, vão levar a obra ao público. O espetáculo é o resultado das aulas e será apresentado hoje no Guairinha, às 18h30.

A direção cênica é de Carlos Harmuch, com preparação musical e vocal de Enza Ferrari. Ela, que trabalhou no Teatro Alla Scala de Milão, é uma das professoras internacionais da oficina.

Ferrari acompanhou diversos cantores líricos, como Maria Callas, Giuseppe di Stefano e Renato Capecchi. A orquestra que acompanha o espetáculo tem regência de Osvaldo Ferreira.

Os treze alunos, vindos de vários estados brasileiros, são profissionais do canto lírico em início de carreira. “Esta é uma experiência muito importante, de vivenciar toda a produção de uma ópera. Apesar de mais esquemática, todo o processo é o mesmo”, comenta Harmuch. A produção abrange também cenários e figurinos.

A apresentação ocorre após 10 dias de aulas na oficina. De acordo com o diretor cênico, este período foi de trabalho intenso e também de exigências. Houve uma pressão grande sobre todos os cantores e equipe técnica para montar uma ópera – mesmo em uma versão reduzida – em apenas 10 dias, enquanto um espetáculo normalmente demora seis semanas para ser produzido.

A ocasião faz o ladrão é uma das obras mais populares de Rossini. Esta ópera não força tanto a voz dos jovens cantores, mas quem estiver na plateia terá a sensação prazerosa de assistir a uma boa ópera.

“Esta ópera é uma das coisas mais gostosas, como beber um bom vinho”, compara Harmuch, que participa da oficina desde 1992, quando criou o curso de Ópera Studio, ao lado de Neyde Thomas. Harmuch atualmente vive na Suíça, onde trabalha com direção de espetáculos e formação profissional de cantores cênicos.

Ele dirigiu, em 2009, a obra La descente d’Orphée aux enfers, de Marc-Antoine Charpentier, na noite de gala dos 50 anos do Festival de Flandres, na Bélgica. Em 2010, ele conclui seu mestrado em Ópera e Dramaturgia na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Serviço

Ópera A ocasião faz o ladrão, de Gioachino Rossini, com alunos de Ópera Studio da Oficina de Música de Curitiba. Será no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), hoje, às 18h30. Ingressos a R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. Mais informações no site www.oficinademusica.org.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna