O Centro Cultural Teatro Guaíra promove hoje mais uma edição do projeto Teatro para o Povo. As apresentações acontecem simultaneamente, às 11h, nos quatro auditórios do CCTG e têm entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
No auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentará sob a regência do maestro convidado Luís Gustavo Petri. Neste concerto serão executadas duas obras do compositor alemão Robert Shumann, e uma do francês Ernest Chausson. A Ouverture Manfred, de Shumann é uma composição sobre o poema dramático de George Gordon Noel Byron, que retrata um herói enigmático e demoníaco. O tema da obra é o sobrenatural e o eterno sofrimento vivido pelos heróis por um crime inexplicável. Já o Concerto em ré menor para violino e orquestra, do mesmo compositor, escrito em 1853, foi inspirado no virtuoso violinista alemão Joseph Joachim.
E a última obra, Sinfonia em si bemol maior, de Chausson, é uma das principais composições do autor e revela a sua personalidade na produção da música sinfônica francesa do século 19. Concluída em 1890, a obra foi dedicada ao pintor Henry Lerolle, cunhado do compositor, e foi tocada pela primeira vez em 18 de abril de 1891 em Paris.
O maestro Luís Gustavo Petri fez sua estréia como regente em 1987 junto à Orquestra Sinfônica Jovem Municipal (atual Orquestra Experimental de Repertório). Em 1993 venceu o Concurso de Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Ele desenvolve intenso trabalho na área de música para teatro. Em 2001/2002 assinou a direção musical de Vitor ou Vitória, estrelado por Marília Pera e dirigido por Jorge Takla. Para o cinema compôs para os curtas Antes do galo cantar e Robô de Bruno de André (prêmio de melhor música para curta-metragem do Festival de Cinema de Brasília versão 1994), e para o longa Jouez encore, Payez encore, de Andrea Tonacci, filme exibido na 19.ª. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Machado de Assis
No auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), última oportunidade para assistir a montagem do Teatro de Comédia do Paraná, Memória, com direção de Moacir Chaves, que usa na concepção do espetáculo elementos da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. No elenco, Carlos Vilas Boas, Kassandra Speltri, Katiuscia Canoro, Leandro Daniel, Patrícia Kamis, Renata Hardy, Rodrigo Ferrarini, Sidy Correa, Simone Magalhães. Cenário de Fernando Mello, figurinos de Fernando Marés, iluminação de Aurélio de Simoni e sonoplastia de Luis Ferreira e Rodrigo Barros. Assistentes de direção: Pretto Galiotto e Giorgia Conceição.
Já no Auditório Glauco Flores de Sá Britto (Mini) a programação é para as crianças com a apresentação do teatro de bonecos Picadeiro. A montagem retrata a vida no circo com domadores e palhaços. A fantasia, o amor, ternura, sátira, ironias, sonhos e canções, constituem o clima onírico e poético. Direção, roteiro, interpretação, criação de cenário e bonecos Bernardo Grillo e Olga Romero.
E no Teatro José Maria Santos, o show Noel, que tem como inspiração a obra do compositor Noel Rosa. Além de apresentar composições consagradas como Feitiço da vila, Conversa de botequim e Último desejo, o roteiro também mostra canções desconhecidas do grande público, como Estátua da paciência. E clássicos como Filosofia, Feitio de oração e As pastorinhas também fazem parte do repertório.