Festival

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Samba

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado hoje, Curitiba reúne cerca de 200 artistas durante o Festival paranaense do samba, que acontece até domingo com shows gratuitos no Largo da Ordem.

Organizado pelo Centro Cultural Humaitá e com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o evento traz diferentes gêneros da cultura popular, como grupos de samba raiz, choro, sambas enredo, partido alto, gafieira, samba de terreiro e pagode.

“Nesta edição, a primeira com shows, buscamos resgatar as origens dessa cultura que é totalmente brasileira”, salienta o presidente do Centro Humaitá, Adegmar Candiero.

O samba, nascido a partir do som trazido pelos africanos, surgiu pelas rodas de samba baianas até se tornar Patrimônio Cultural pela UNESCO em 2005 e ao longo de sua história vem ganhando a contribuição das culturas portuguesa, árabe e muitas outras.

Com o título do samba rural ao carnaval, o Festival paranaense do samba busca resgatar os talentos locais e mapear a presença de samba de qualidade em todo o Estado.

“Já presente na agenda da cidade há três anos, o Festival paranaense do samba vem se consolidando como a maior festa de cultura popular do sul do País”, assinala Candiero.

Em dois palcos no Largo da Ordem Ruínas e Bebedouro o evento começa oficialmente hoje, às 18h, nas Ruínas do São Francisco com show do grupo Ebubu Fulo, que traz choro, maxixe e samba instrumental e composições do premiado Julião Boêmio e de Pedrinho da Viola.

Já às 20h, será dramatizada a origem do samba em homenagem à Tia Ciata, onde as tradições musicais baianas ganham identidade mais carioca. Sob a direção de Olinto Simões, a personagem será interpretada pela atriz Geisa Costa, que coordena, em seguida, um bloco carnavalesco em performance interativa na praça João Cândido, atrás das Ruínas.

Serviço

Festival paranaense do samba. De hoje até domingo, no Largo da Ordem, Curitiba.
Entrada franca.
Programação completa no site www.festivalparanaensedosamba.wordpress.com.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna