A Editora DCL – Difusão Cultural do Livro apresenta O amor de Virgulino, Lampião. Escrito por Luciana Savaget e ilustrado por Gilberto Miadaira, o livro conta a saga de Lampião e Maria Bonita. A história do livro mistura ficção e realidade, pois a própria história de Virgulino Ferreira é repleta de lendas. Nem tudo que se falou de Lampião em vida, e mesmo depois de morto, pôde ser provado. “Lampião entrou para a história como bandido e herói. Roubava a bolsa e a vida das pessoas. Mas a fama iniciou mesmo quando ele, aos 24 anos, assassinou um pobre cego de apenas 15 anos e começou a roubar por toda a região de Alagoas. Como represália, um tenente matou toda a família de Virgulino. O cangaceiro jurou vingança e, assim, começou a guerra no sertão”, conta Luciana, jornalista e filha de nordestinos. Para ela, escrever sobre Lampião é resgatar a história desse personagem importante da cultura brasileira, e escrever para crianças é resgatar a sua infância feliz -ouvindo histórias contadas por sua mãe – e transmitir essa alegria aos seus pequenos leitores.
Da Saraiva, a famosa Coleção Jabuti ganha mais dois títulos: A Mochila, de Roberto Jenkins de Melo, e O Mensageiro Alado, de Rogério Andrade Barbosa.
A Mochila é uma aventura do cotidiano das grandes cidades, envolvendo miséria, roubo, corrupção e 50 milhões de dólares. Tendo o Rio de Janeiro como cenário, O Mensageiro Alado conta de como um pombo-correio ajudou a encontrar uma garota raptada. Ao meio da aventura, o autor acrescenta informações científicas sobre o pássaro e sobre fósseis.