O espetáculo musical Histórias milenares, com estréia marcada para hoje, às 21h, no Teatro da Caixa, junta a delicadeza das cantigas de roda brasileiras, com histórias milenares: música e histórias indiana sonoridade instrumental da música clássica indiana interpretada pelo Grupo Rami, com instrumentos originais de 1500 anos. O ator e contador de histórias Carlos Daitschman, junta-se ao grupo interpretando histórias bastante conhecidas de gerações e gerações de adultos e crianças brasileiras.
O resultado é uma viagem pela Índia antiga, ao mesmo tempo em que rememora contos e ?causos? do imaginário popular brasileiro.
Por que a junção destas duas culturas tão distintas entre si? Segundo os estudiosos do nosso folclore, como Câmara Cascudo, Teófilo Braga, Sílvio Romero e outros, muitas histórias contadas no Brasil vieram da Índia, provavelmente trazidas pelos colonizadores portugueses e holandeses que mantinham rotas comerciais entre oriente e ocidente.
Daí a inventividade destes artistas curitibanos em unir no mesmo espetáculo, histórias e cantigas que de tão antigas se confundem no passado e presente deste dois países.
Os sons védicos
Histórias Milenares é levado ao palco pelo grupo Rami, dirigido por Ângelo Esmanhotto que interpreta o sarodi e está composto também pela arte-educadora Anand Mukan, conhecida percussionista curitibana.
Serviço: Histórias Milenares: música e história do Brasil e da Índia,hoje às 21h.
Até dia 21 de agosto/ de quarta à sexta, às 21h, sábado, às 16h e 21h e domingo, às 16h e 21h no Teatro da Caixa -Rua Conselheiro Laurindo, 280.