O contador de histórias Carlos Daitschman volta ao Museu Oscar Niemeyer, neste sábado (27), a partir das 15h. A atividade, coordenada pela Ação Educativa da instituição, faz parte da Programação de Férias do museu e será realizada também nos dias 3, 4, 10 e 11 de fevereiro. Na sexta-feira (26), Daitschman encantou o público com ?Os fazedores de leão?, conto de origem indiana; ?A canoa Encantada? e ?A Lenda da Vitória Régia?, ambas brasileiros.

continua após a publicidade

?Começo a contar as histórias sempre às 15h, mas não há um tempo específico para terminar. Pode durar 40 minutos ou uma hora, depende do público. Sinto a faixa etária média do grupo e, na hora, decido o que vou contar. Não tem um roteiro determinado?, afirma. Nessa proposta descontraída, Daitschman passeia pelo Museu, com seus ouvintes.

Em seu repertório estão contos da tradição oral de vários povos, como chineses, italianos, indianos, ucranianos e, certamente, brasileiros. Como exemplares da tradição oral, não há autoria conhecida. Tampouco se sabe se, as histórias narradas ao longo dos tempos, são fiéis às originais. ?Quem conta um conto, aumenta um ponto?, brinca, embora ressalte que a apresentação inclui, entre seus contos mais populares, a primeira versão escrita da Cinderela.

Serviço:
Quando: 27 janeiro, 03, 04, 10 e 11 de fevereiro, sempre a partir das 15h
Onde: Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, agendados não pagam)

continua após a publicidade