Histórias de um povo levadas ao palco

Para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil, que acontece em junho de 2008, o Grupo Teatral 1980 (Guenkidan Hatimaru) veio ao Brasil para se apresentar em 10 cidades brasileiras. Em Curitiba, a apresentação será amanhã no Teatro Guaíra.

A peça Êe-Janaika (Deixa pra lá) é baseada no filme de Shohei Imamura e foi adaptada pelo diretor Den Fujita, recriando o final da era dos samurais e o início de um Japão moderno, através dos encontros e desencontros entre o agricultor Genji e sua amada Ine.

Amor e liberdade

A energia e a revolta de um povo humilde, que ousou sonhar com uma nova era, livre da opressão. Em 1867, um movimento social repentino e explosivo alastrou-se por todo Japão. No último ano da era dos samurais, o povo decidiu interromper suas atividades produtivas normais, para cantar e dançar sem parar.

O movimento foi protagonizado pela camada mais miserável da população japonesa. Quando abordados pelas autoridades, nos campos e nas cidades do Japão, os manifestantes saíam gritando nas ruas: Êe-Janaika! (Deixa pra lá!).

Nesse clima de anarquia e confusão social, a peça retrata a trajetória de Genji, um lavrador pobre, sem terras e sem dinheiro, que acaba sendo levado para os Estados Unidos, mas sente muita saudade de sua esposa, Ine, que ficou no Japão.

Direção e cenografia

A energia frenética contagia o público durante a apresentação, com seqüências dinâmicas e emocionantes. Os cenários refletem a época, com inspiração no teatro tradicional Kabuki e no Ukiyo-ê (xilogravura) destacando a beleza plástica e visual.

O Grupo Teatral 1980, liderado pelo diretor e autor teatral Den Fujita, desenvolve apresentações no Japão e em festivais internacionais de teatro.

Serviço: Amanhã, às 20h, no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971). O preços dos ingressos variam de R$ 10,00 a R$ 30,00.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo