Nem sempre, porém, o fato de ter uma experiência acadêmica chega a ajudar na confecção da personagem. Há profissionais que mesmo tendo se formado na área, precisam de uma ajudazinha na ficção. Helena Ranaldi, por exemplo, embora seja formada em Educação Física, deixou claro que precisaria de umas aulinhas para aparecer exercendo a função de professora em Mulheres Apaixonadas. “Sou formada há muitos anos e nunca trabalhei com isso. Fica difícil saber o que fazer”, confessou.

Instantâneas

Um dos mais antigos e famosos professores da TV brasileira surgiu há mais de meio século. O professor Raimundo foi o primeiro personagem de sucesso de Chico Anysio. Antes da Escolinha do Professor Raimundo, ele dava expediente na Rádio Mayrink Veiga, nos anos 50.

# Antes de Pasqualete, Nuno Leal Maia já tinha sido professor em A Gata Comeu. Numa excursão com os alunos, o professor Fábio ficava perdido numa ilha deserta, onde dava início a um tumultuado romance com a filhinha de papai Jô Penteado, interpretada por Christiane Torloni.

# Intérprete da professora Lu, de Renascer, Leila Lopes também fez magistério. “Percebi que meu jeito de dar aulas era sempre ligado à arte. Lembrei disso ao criar a Lu”, conta.

# Depois de Clotilde, de O Salvador da Pátria, Maitê Proença voltou a viver uma professora em Malhação. Na pele de Daniela, ela não se cansava de elogiar a forma como os temas são abordados no “folheteen”. “É bom que seja leve, para que as pessoas não tenham medo. Mas é preciso ter profundidade suficiente para que percebam que é preciso discutir o assunto”, justifica.

continua após a publicidade

continua após a publicidade