História e tradição em documentário

“A idéia do filme é mostrar ao público um pouco da fé dessas pessoas que participam da romaria do Divino. Também queremos divulgar como uma tradição antiga ainda encontra um respaldo muito forte junto ao povo do litoral paranaense”.

Assim resume a diretora e pesquisadora Lia Marchi sobre o documentário Divino folia, festa, tradição e fé no litoral do Paraná, lançado na semana passada, no Instituto Goethe, em Curitiba.

O trabalho, também dirigido por Maurício Osaki, surgiu após uma pesquisa realizada por Marchi em Portugal, verificando uma estreita ligação musical entre os dois países.

“O tema sobre a festa do Divino, que ocorre entre a Páscoa e o Pentecostes, resultou em um capítulo do livro Tocadores Portugal Brasil: sons em movimento, lançado em 2006. como haviam poucos materiais sobre o assunto, surgiu a idéia de montar um projeto de documentário sobre essa linda festa”, explica.

A tradição foi introduzida no país pelos portugueses, quando o Brasil ainda era uma colônia lusitana. As romarias do Divino resultaram no culto ao Espírito Santo, que ganhou fama entre seus devotos pelos milagres atribuídos. Como retribuição, os fiéis realizavam festas em sua homenagem.

“Abordamos no documentário que, apesar da tradição andar meio esquecida, ela vem ganhando força, principalmente junto aos jovens, que estão participando ativamente. Para realizar as filmagens, acompanhamos duas romarias: a de Paranaguá e a de Guaratuba. Visitamos diversas comunidades e mostramos a devoção de um povo que segue a bandeira do Divino em uma bela demonstração de fé e como essas pessoas valorizam uma tradição tão antiga”, comenta Marchi. Ela diz ainda que o material conta com depoimentos, rituais e canções que são apresentadas pelos participantes da festa.

Para quem se interessar mais sobre o documentário Divino folia, festa, tradição e fé no litoral do Paraná, o DVD está à venda no site www.olariacultural.com.br. O preço é de R$ 25.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna