História do rock brasileiro na TV Senac

A era do rock começou com a explosão infernal de Rock around the Clock, com Bill Haley and His Comets, que tomou o mundo de assalto. Foi assim que, em novembro daquele ano, Nora Ney gravou Ronda das Horas, que, apesar do título em português, era cantada no original. O primeiro rock composto na língua pátria de que se tem notícia foi Rock and Roll em Copacabana, de Miguel Gustavo, gravado por Cauby Peixoto em 1957.

O documentário A História do Rock Brasileiro, cuja primeira parte estréia hoje na TV Senac, com reprise no domingo na Cultura, passa batido por esses detalhes. Tem mais: a Cultura está anunciando o produto como algo comemorativo dos 50 anos de rock no Brasil. Só que o primeiro programa da série -que cobre os anos 50, 60 e parte dos 70 – começa com um enorme 1955 estampado na tela.

Logo no início do vídeo, Tony Campello, um dos pioneiros do gênero, comenta o sucesso de Rua Augusta, gravada por Ronnie Cord: “Considero um hino da primeira fase do rock brasileiro.” De Raul Seixas (foto) há imagens históricas, embora de qualidade precária. O último bloco do primeiro programa é todo dedicado a ele. Há também bastante informação sobre os Mutantes. E uma justa ênfase ao genial e influente guitarrista Lanny Gordin, hoje esquecido.

Embora a série seja limitada, tem momentos interessantes e algumas frases de efeito, para quem gosta de música pop. Nas próximas duas semanas, nos mesmos canais e horários, serão exibidas as outras partes, que abrangem os anos 70 e 80 (parte 2) e 90 e 2000 (parte 3). Com tão poucos programas musicais na tevê aberta, vale a iniciativa.

Serviço História do Rock Brasileiro. Hoje às 22 horas. TV Senac Domingo, às 15h30. TV Cultura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo