A 28.ª edição da Oficina de Música da capital também tem uma programação especial de cinema. Até o próximo dia 31, na Cinemateca de Curitiba, o público poderá assistir, em dois horários (às 14h30 e às 19h), filmes que falam da história da Música Popular Brasileira (MPB). Serão exibidos longas-metragens ou curtas aglutinados, além da realização de bate-papos a respeito das obras.
“A mostra de cinema acontece em paralelo à oficina. Foram selecionados quatorze filmes, sendo que treze tratam da música brasileira e um da música cubana (Buena Vista, documentário de 1999, dirigido por Wim Wenders), que tem como objetivo ampliar o espaço dado na oficina à música latina”, diz a diretora da Cinemateca, Solange Stecz. “Foi difícil fazer a seleção, pois existe muita coisa sobre música brasileira dentro da produção de curtas e longas-metragens”.
Entre as obras exibidas estão um documentário sobre a história do poeta Guilherme de Brito, parceiro de Nelson Cavaquinho; o curta-metragem Samba de quadro, que registra a memória do samba caipira paulista; o documentário Cantoras do rádio, produzido no Paraná em 2008 e que resgata a Era de Ouro do rádio brasileiro; e o longa Música subterrânea, de Luciano Coelho, que mostra a história do jazz curitibano a partir da década de 1950.
Também representando a produção paranaenses, serão apresentados os curtas Viva volta, de Heloísa Passos, e Booker Pittman, de Rodrigo Grota, que terá sua primeira exibição em 35mm na cidade.
“Como muita gente de fora participa da oficina, quisemos também dar destaque à produção local. Do total de filmes exibidos na mostra, parte é cópia disponível em 35mm e outra parte é DVD”, explica Solange.
Serviço
28.ª Oficina de Música de Curitiba – 18.ª Oficina de MPB/ Mostra de Cinema Brasileiro. Até 31 de janeiro, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – Centro). Às 14h30 e 19h. Entrada gratuita. Mais informações: (41) 3321-3252.