?Você foi uma pérola/que encontrei na concha/num instante de sorte?, os versos iniciais do poema Além das pérolas revelam que Hilton Barcelos é um poeta inspirado. Hoje, a partir das 19h30, ele lança no Espaço Cultural Beto Batata (R. Professor Brandão, 678, Alto da XV) seu livro de poesia Além das pérolas, uma antologia poética com versos compostos em momentos distintos da carreira, que também é compositor, intérprete, músico e arranjador.
Hilton Barcelos iniciou sua carreira profissional no início dos anos 80. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento na profissão, como técnica vocal, direção de espetáculos com Myriam Muniz, musicoterapia, estética e composição com o mestre Koellreutter, regência e prática de orquestra com o maestro Ricardo Duarte, entre outros.
Participou em shows ao lado de Luiz Melodia, Sandra de Sá, Carlos Lyra, Rosa Maria, Andréa Daltro, entre outros. Tem como parceiros Paulo Leminski, Airto Moreira, João Romano Cabelo, Fernando Montanari, Celso Piratta, Reinaldo Godinho, Fernando Montalvão, Raymundo Rolim, Reinoldo Atem, Beto Collaço, Luiz de Miranda e outros.
Lança seu primeiro disco, Confissões de um retrato falado, em 1982. O LP Arquétipos chega no início da década de 90, mostrando uma sonoridade moderna e uma visão da arte como um todo. Sua peça musical Uma sombra passou por aqui foi executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná e Coral. O CD Olhos de luz é o lançamento de 1997. Hilton segue por formas musicais e poéticas, culminando com o lançamento de Nas Águas do verbo um livro de poemas, letras e monólogos, e em 1999, de Palavras de fogo, da mãe, atriz e poeta Lyra Barcellos. Em 2001, Hilton faz uma releitura de Arquétipos, trazendo uma nova roupagem em algumas canções e lançando outras inéditas. Em Arquétipos, participam grandes músicos de renome internacional, como Airto Moreira (percussionista e baterista), Nenê (baterista) e Vittor Santos (trombonista), além da Orquestra de Harmônicas de Curitiba, o Grupo Renascentista, e outros grandes artistas do cenário musical atual. Em 2003 produziu e dirigiu o especial Hilton Barcelos e o especial Airto Moreira, ambos apresentados pelo Canal Paraná – TV Educativa.
Apesar de não rotular sua música, Hilton transita pelas influências brasileiras, regionais e universais. Sua ecleticidade no seu modo de compor e a fusão de várias tendências transforma sua obra em uma música sem fronteiras. Hilton Barcelos integra e mistura a música, a poesia, o teatro e demais expressões artísticas.
Serviço
Além das pérolas Lançamento do livro de Hilton Barcelos. Hoje no Espaço Cultural Beto Batata (R. Professor Brandão, 678), a partir das 19h30. Entrada franca.