Constituído de composições originais de Heloísa, Candeias foi inspirado nas melodias populares compiladas por Mário de Andrade e pesquisadores entre 1936 e 1938, estabelecendo com elas uma relação em que a admiração e o respeito não configuram entraves para a criatividade: as composições que permeiam Candeias refletem a força diversa das nossas matrizes através do olhar de Heloísa, que prefere mostrar-nos o que elas têm a nos dizer contemporaneamente.
Este projeto, originalmente intitulado Melodias do Brasil – Identidade e Transformação, foi selecionado através do programa Petrobrás Cultural- processo de seleção pública- e conta com patrocínio Petrobras.
Se a matéria-prima de Candeias deve muito a Mário, o método de feitura do disco remete a Oswald: Heloísa aponta um novo caminho no que toca à apropriação de elementos da cultura popular, recria nossas melodias tradicionais modernamente, antropofagicamente, articulando-as com suas influências de compositora urbana versada nas tradições da música erudita e do jazz.
Candeias é um disco singular, que provoca espanto e surpresa. O ouvinte é capturado pela riqueza formal das composições, com seções pelas quais o trio transita com fluência e riqueza dinâmica; pelas alusões aos fragmentos melódicos registrados no encarte do CD; pela pura beleza sônica de piano e baixo acústico timbrando lindamente; pelo contraste entre a percussão e os vôos harmônicos e rítmicos traçados pelo piano.
O efeito final é profundamente novo e absolutamente distinto dos trios de piano que o ouvinte de jazz e música brasileira instrumental está habituado a encontrar. Para fornecer uma referência, podemos dizer que a música de Helô é aparentada à de Egberto Gismonti, embora não derive diretamente dela – a conexão está dada tanto pela sonoridade compartilhada do baixo de Zeca quanto, principalmente, pelas fontes comuns a ambos os compositores.
Candeias é um disco maduro, de uma musicista que soube articular suas diversas paixões musicais na elaboração de uma linguagem rica e própria. Candeias é um disco que ensina, toca e acaricia; que revela não apenas a riqueza de um Brasil que não vemos todo dia, como também os caminhos que este Brasil é capaz de inspirar.
Serviço:
Lançamento do CD Candeias, de Heloísa Fernandes
Dia 5 de agosto – quarta-feira às 21h
Entrada Franca
Teatro Paiol
Praça Guido Viaro, s/n
Telefone: 32131340