O ex-produtor cinematográfico Harvey Weinstein, que já responde por três acusações de crimes sexuais, acaba de ser acusado por outras três. O anúncio foi feito nesta segunda (2), segundo a revista Variety.
Duas dessas novas acusações têm potencial de condená-lo à prisão perpétua.

continua após a publicidade

Segundo a promotoria de Justiça de Manhattan, as novas imputações se referem a crimes supostamente cometidos contra uma terceira mulher, em 2006.

Weinstein teria feito sexo oral forçado na vítima. Ele também responderá por dois atos de ataque de predação sexual, crime previsto no Código Penal de Nova York que é imputado quando o réu comete seguidos crimes sexuais. A pena pode ir de 10 anos a prisão perpétua.

O ex-produtor está em liberdade após ter pagado US$ 1 milhão de fiança referente às acusações pregressas. Ainda não há data de julgamento. Ele afirma que não cometeu os crimes dos quais é acusado.

continua após a publicidade

Em movimento crescente, atrizes e profissionais do audiovisual passaram a tratar publicamente do caso. Movimentos feministas como o MeToo e o Time’s Up ganharam espaço em premiações e festivais, incluindo o último Festival de Cannes, evento em que Weinstein tinha imensa inserção e onde alguns episódios relatados pelas vítimas teriam ocorrido.

Na esteira das denúncias contra Weinstein, outros nomes de poderosos vieram à tona -entre eles o do comediante Louis C.K. e o do ator Morgan Freeman.

Assédio em Hollywood

continua após a publicidade

Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemente.

O caso Harvey Weinstein

No caso que foi o estopim para a avalanche de acusações em Hollywood, o outrora poderoso produtor de 66 anos é acusado de ter assediado e estuprado mulheres ao longo de três décadas. Entre as vítimas estão Angelina Jolie, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow. Bob Weinstein, irmão de Harvey, também foi acusado de assédio.

James Toback

Segundo o “Los Angeles Times”, mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como “Bugsy” e “O Apostador”.

Roman Polanski

Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

Dustin Hoffman

O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme “A Morte de um Caixeiro-Viajante”, em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não “reflete” quem ele é.

Brett Ratner

A atriz Natasha Henstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de “A Hora do Rush” e “X-Men: O Confronto Final” nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.

Ed Westwick

O ator conhecido por “Gossip Girl” foi acusado de estupro por Kristina Cohen e Aurélie Wynn. Ele nega. A polícia de Los Angeles abriu investigação sobre o primeiro caso. Com isso, a BBC suspendeu a exibição “Ordeal by Innocence”.