A Fundação Hansen Bahia traz para Curitiba uma amostra do imenso acervo do gravador que dá nome à instituição. A exposição apresenta 64 gravuras e nove matrizes xilográficas recuperadas pelo projeto Preservação da Obra de Hansen Bahia, selecionado pelo Programa CAIXA de Adoção de Entidades Culturais.
A Fundação Hansen Bahia, instituída em 1976, é responsável pela salvaguarda do legado de Karl Heinz Hansen-Bahia, cujo acervo foi doado em vida à cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Cinco anos depois da morte do artista, a Fazenda Santa Bárbara, sua última residência, em São Félix, foi doada à Fundação Hansen-Bahia. A doação constava do testamento de Ilse Hansen, viúva do artista, falecida em 1983.
O acervo da Fundação é constituído de 13 mil itens, entre gravuras, fotografias, álbuns de recortes, livros, documentos, mobiliário e objetos de uso pessoal. Há também uma biblioteca com cerca de mil títulos – incluindo dezenas de livros publicados ou ilustrados por Hansen-Bahia. As obras em suporte de papel são mais de quatro mil. Já as matrizes xilográficas totalizam 260. A curadoria da mostra “Fundação Hansen Bahia” é de Lêda Deborah, responsável pelo acervo desde 2003.
Serviço:
De 21/07 a 16/08
De terça a sábado das 10 às 21h. Domingos das 10 às 19h
Preço: GRÁTIS
Espaço Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280
Centro – Curitiba
Telefone(s): 2118-5232