Los Angeles – Hannibal Lecter, um assassino psicopata que come suas vítimas, e o bondoso advogado Atticus Finch lideram a lista dos heróis e vilões memoráveis de todos os tempos, realizada pelo Instituto Cinematográfico Americano e divulgada ontem.
Hannibal, o canibal, foi interpretado por Anthony Hopkins nos filmes O Silêncio dos Inocentes, de 1991, e Hannibal, de 2001, enquanto Gregory Peck protagonizou o advogado sulino no filme O Sol é Para Todos, de 1962.
Os dois astros receberam um Oscar pelas interpretações de dois personagens diametralmente opostos. Em O Sol é Para Todos, Finch defende um homem negro injustamente acusado de estupro, enquanto Hannibal é o assassino refinado e cruel dos dois filmes que estrela.
No segundo lugar da lista de heróis está Indiana Jones, o personagem principal dos Caçadores da Arca Perdida, interpretado por Harrison Ford, seguido pelo superagente britânico James Bond em Dr. No, de 1962, e Rick Blaine em Casablanca (1943).
O segundo lugar da lista dos mais malvados da tela é ocupado por Norman Bates, em Psicose, e o terceiro, pelo personagem Darth Vader de O Império Contra-ataca, a seqüência de Guerra das Estrelas.
No quarto lugar está a bruxa malvada de o Mágico de Oz, de 1938, e no quinto, o personagem da enfermeira Ratched no filme Um Estranho no Ninho, de 1975. Votaram para escolher entre 400 candidatos um total de 1.500 atores, diretores, críticos e historiados cinematográficos.