"Saudadis"

Há 20 anos, o Brasil perdia o humorista e músico Mussum

Há exatos 20 anos, silenciava-se a voz de um dos maiores humoristas que o Brasil já viu. Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, deixava o mundo aos 53 anos de idade, após não resistir a um transplante de coração. Além do sucesso alcançado com Os Trapalhões, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias, Mussum também obteve fama na música, sendo um dos componentes do grupo Os Originais do Samba.

De acordo com o biógrafo Juliano Barreto, autor do livro “Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões”, o comediante, mesmo com todo o jeito e a ginga de malandro, era também uma pessoa disciplinada, devido aos oito anos em que serviu na Força Aérea Brasileira (FAB). Após deixar o serviço militar, Mussum fundou Os Originais do Samba, grupo que obteve êxito tanto no Brasil quanto no exterior.

O convite para ingressar n’Os Trapalhões veio em 1973, contudo, não foi fácil convencê-lo a fazer parte do duo, que contava com Renato Aragão e Manfried Santanna. Este o convenceu a fazer parte da trupe. Um ano depois, Zacarias se junto ao então trio e formou o grupo de humoristas que conquistou o Brasil.

As marcas registradas de Mussum eram os bordões. Com uma maneira toda própria de se expressar, criando até um neologismo para a “pinga”, da qual o personagem tinha uma relação íntima (graças a ele, a popular bebida virou o famoso “mé”), Mussum geralmente terminava as palavras com “is” (“cacildis”, “forévis”, “tranquilis”, “passadis”, entre tantos outros).

Reprodução
Uma das inúmeras montagens de Mussum. Aqui ele virou o lutador “Anderson Silvis”.

Recentemente, Mussum acabou virando memes na Internet, em que virava o “Anderson Silvis”, “Barack Obamis”, “Steve Jobis”, “Ramoniss”, “Nirvanis”, etc, mostrando que, mesmo após tanto tempo de sua morte, sua importância e seu trabalho continuam divertindo milhares de brasileiros.

Veja um vídeo do humorista

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna