Como perguntar se tem bar gay no Japão? Ou azarar aquele bofe em russo? E se pintar vontade de fazer um sexo básico na Alemanha? Além desses três idiomas (japonês, russo e alemão), Como dizer ma-ra-vi-lho-sa em 8 línguas, lançado pela Publifolha, ensina como traduzir as gírias masculinas gays do português para o espanhol, francês, inglês e italiano.

continua após a publicidade

Este guia traduz centenas de palavras e frases ousadas para quem gosta de muita azaração. As seções abordam as mais variadas situações, como apresentação, academia, jantares, compras, relacionamento, política, vida noturna, papo-furado e sexo.

O título original do livro veio de uma observação curiosa dos próprios autores, Gerard Mryglot e Ted Marks, que vivem em Nova York. Os dois notaram que os homens heterossexuais que têm o inglês como língua materna raramente usavam a palavra fabulous. ?Se alguém ouvia um homem dizendo fabulous, logo imaginava que ele era um amigo de Dorothy sim, a do Mágico de Oz?. Os autores explicam que, mais de uma década depois, e com o advento do metrossexual, a palavra talvez não seja mais uma indicação certa de que um sujeito é gay. ?Mas ainda não é ouvida no futebol com os amigos.?

Além da tradução de cada frase, o guia contém uma tabela de pronúncia, útil na hora da comunicação. Com muito bom humor, o livro ensina que o som do ?th? em inglês, por exemplo, pode ser produzido a partir da imitação de uma ?biba? (gay, na gíria brasileira) com língua presa dizendo ?puxa!?.

continua após a publicidade

Como dizer ma-ra-vi-lho-sa em 8 línguas – Autores: Gerard Mryglot e Ted Marks. Editora: Publifolha – 288 páginas – R$ 29,90.

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site www.publifolha.com.br.

continua após a publicidade