O Guaíra2 Cia de Dança estréia hoje a obra Espécie em extinção, com a concepção e direção da premiada coreógrafa, roteirista, diretora e bailarina norte-americana Jane Comfort.
Natural do Tenessee e residente em Nova York, Jane tem sido agraciada com diversos prêmios internacionais pelos trabalhos apresentados por sua companhia nos Estados Unidos, Europa e América Latina, além de ser coreógrafa atuante na Broadway, participando inclusive de musicais premiados.
A idéia de um trabalho com o Guaíra2 nasceu em um workshop que a coreógrafa e sua companhia realizaram com o grupo em 2003, enquanto excursionava pela América Latina, ocasião em que encontrou diversas semelhanças do trabalho do grupo do Teatro Guaíra com a proposta da companhia norte-americana. O NPN-Performing Americas selecionou dois artistas norte-americanos para realizar um intercâmbio com grupos que houvessem conhecido em suas turnês anteriores, atividade essa patrocinada pelo projeto Performing Americas do National Performance Network, cujos principais contribuintes são a Doris Duke Charitable Foudation, a Ford Foundation, National Endowemwnt for the Arts (órgão do governo), Altria e Nathan Cummings Foundation.
Jane, uma das escolhidas, não teve dúvidas em apontar e convidar o Guaíra2.
O espetáculo Espécie em extinção, com direção coreográfica da própria Jane Comfort e outros dois artistas da companhia: Lisa Niedemeyer e Olase Freeman, e concepção dos mesmos e dos bailarinos do Guaíra2, é o resultado da parceria.
Serviço
Guaíra2 Cia de Dança. Espetáculo Espécie em extinção, coreografado e dirigido por Jane Comfort, Lisa Niedemeyer e Olase Freeman, com abertura do Grupo de Dança da FAP com a coreografia Spin. De 18 a 27 de maio, sexta e sábado, às 20h e domingo às 18h. Local: Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante). Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).