A partir desta quinta-feira (27) o grupo Guaíra 2 Cia. de Dança estará mostrando suas novas criações no ?Ateliê Coreográfico?, em cartaz no Teatro José Maria Santos. A nova montagem será apresentada de 27 a 29, às 20h30, e dia 30 às 18h, com entrada franca. Depois de cumprir temporada fora de Curitiba, os bailarinos do Guaíra 2 Cia. de Dança voltam ao palco com quatro coreografias inéditas. ?En-caixa, senão eu…?, ?Fuga…?, ?Liquor? e ?Ponto de Vista?
Criado em dezembro de 1999 o Guaíra 2 Cia de Dança trabalha com pesquisa em dança e a valorização do intérprete-criador. Em 2005, o grupo se apresentou em cidades do interior do Paraná com as coreografias ?O Tombo?, produção de 2003, e ?Solilóquio (preciso escrever uma carta…)?, coreografia criada anos passado.
Em ?Ateliê Coreográfico?, os bailarinos da companhia variam a temática do espetáculo de acordo com a coreografia e trabalham com diversas referências, que vão desde estudos de poesia até observações de conversas que fazem parte do cotidiano.
?En-caixa, senão eu…? é influenciada por poesias de Florbela Spanca, Fernando Pessoa e Mário Bortolotto, analisados separadamente através de linguagem performática dos intérpretes criadores Ailton Galvão, Inês Drumond e Lia Comandulli.
A comicidade está presente em ?Fuga…?, criação de Deisi Wor e Rogério Halila. Já ?Liquor?, produzida por Humberto Antonetti, Clisione de Barros e Leandro Nascimento é uma proposta diferente, mais próxima a um worshop. Por último, ?Ponto de Vista?, de Ana Maria Silva, Clisione de Barros e Grazianni Canalli se aproxima do movimento da vida em constante mudança.