Um dos grandes nomes do samba da atualidade, o Grupo Revelação, vem à Curitiba para apresentar pela primeira vez o seu mais novo sucesso, o álbum "Velocidade da Luz". O show será realizado no dia 20 de julho, sexta-feira, no Curitiba Master Hall. No repertório canções do novo disco, como Velocidade da luz, Baixa essa guarda e Só pra ver você sambar. Também não devem faltar os grandes sucessos dos mais de 15 anos de carreira, como Grades do coração e Deixa acontecer. A abertura do show será por conta das bandas locais Inovathi, Tentativa, Me Chama Que Eu Vou e Só Se For Agora. A casa abre às 21h.
Para a escolha dos arranjos e das letras do "Velocidade da Luz", inspiração foi que não faltou a Xande de Pilares (cavaco e voz), Mauro Jr. (banjo), Beto Lima (violão), Arthur Luís (reco-reco), Rogerinho (tantã) e Sérgio Rufino (pandeiro).
Oito músicas do disco foram compostas pelo vocalista do grupo, Xande Pilares. O disco também conta os compositores que tiveram grande influência na formação do Grupo Revelação, Arlindo Cruz, Sombrinha e Marquinho PQD. Ao todo, são 15 faixas em que prevalece o velho estilo carioca de se fazer samba, com amor e humor.
No repertório do álbum estão as canções Baixa essa guarda, Nunca mais, Só pra ver você sambar, Capaz de tudo, Velocidade da luz, No terreiro de sinhá, A pureza da flor, Coração Cigano, Som brasileiro, entre outros sucessos da carreira.
O grupo começou a dar seus primeiros passos na carreira há 15 anos fazendo pagode de mesa na quadra da escola de samba Arranco do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, que chegava a reunir 2.500 pessoas a cada final de semana. A química entre os jovens sambistas foi imediata e não demorou muito para que caravanas de todo o estado do Rio partissem semanalmente rumo ao Engenho de Dentro para ver quem eram aquelas revelações… Era o Revelação.
Dali para os estúdios, foi um pulo. Sob a batuta do produtor Bira Haway ? que descobriu os meninos-, o grupo fez sua estréia no mundo fonográfico em 99. Dois anos depois, já de contrato assinado com uma grande gravadora, o Grupo Revelação gravou o álbum Nosso Samba virou Religião.
A estrada rumo ao sucesso já estava pavimentada. Mas o boom aconteceu pouco tempo depois. Um pagode na casa de shows Olimpo, no subúrbio da cidade, arrastava cerca de 4 mil pessoas por semana e deu origem ao terceiro CD do grupo, Ao Vivo no Olimpo, lançado pela Deckdisc em 2002, e que chegou à incomum marca de 700 mil cópias vendidas.
No ano seguinte, o Grupo lança o CD Novos Tempos, gravado em estúdio, confirmando o sucesso dessa nova fase. Em 2004, é lançada a continuação da gravação feita no Olimpo, Ao Vivo ? Na Palma da Mão, dessa vez incluindo os sucessos dos seus dois primeiros álbuns. No início de 2005, o grupo voltou ao palco do Olimpo para gravar seu primeiro DVD.
O resultado de tudo isso foi a venda de mais de um milhão de cópias. Uma marca que levou ao lançamento de uma edição comemorativa em DualDisc, novo formato que traz CD e DVD em um só disco.
O sucesso já era mais do que uma realidade. Mas era pouco para esses artistas que empunham, com dignidade, a bandeira do samba. Era hora de mudar.
Um álbum só com músicas inéditas era o novo objetivo do Grupo Revelação. Dito e feito. Depois de meses de pesquisa para escolher o repertório, a Deckdisc lança ‘Velocidade da Luz’.
Serviço:
Grupo Revelação
Data: 20 de Julho
Abertura da casa: 21h
Local: Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143 ? Portão) ? 41 3248-1001
Início do show: 22h com as bandas Me Chama Que Eu Vou, Inovathi, Tentativa e Só Se For Agora.