Grupo questiona autoria de Shakespeare

Londres

– Um grupo literário celebrou ontem o 400.º aniversário de um nobre elizabetano que dizem ser o “verdadeiro” Shakespeare. A Sociedade de Vere alega que o conde de Oxford, Edward de Vere, escreveu as 37 peças oficialmente atribuídas ao famoso bardo inglês.

Um outro grupo da cidade natal de Shakespeare, Stratford-Upon-Avon, na região central da Inglaterra, negou a tese. “É mentira. Edward de Vere não escreveu os trabalhos de Shakespeare. Shakespeare escreveu os trabalhos de Shakespeare”, disse o professor Stanley Wells, presidente deste grupo. “Há muitas provas da época que mostram que ele foi um escritor reconhecido, especialmente na dramaturgia.”

A autoria das peças tem sido alvo de debate há tempos, sendo que o dramaturgo Francis Bacon e o poeta Christopher Marlowe já foram cogitados como os verdadeiros autores. A Sociedade de Vere acredita que Shakespeare foi um sortudo. Segundo acreditam, ele chegou a Londres sem dinheiro e conheceu De Vere, que precisava de alguém para assinar suas peças.

Para Richard Malim, secretário de De Vere, é importante dar crédito para o escritor correto. “Se continuarem dando crédito a Shakespeare, a história literária será distorcida”, disse. Para o professor Wells, grupos como a Sociedade de Vere estão cobertos de fanatismo e deveriam parar de se preocupar com esse tipo de questão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo