A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná promove nesta sexta-feira (2), um bate-papo entre amigos, no Auditório Paul Garfunkel. A partir das 14h, integrantes do grupo teatral Nova Visão vão contar a experiência de seus atores, portadores de deficiência visual, em realizar um espetáculo. Em seguida, haverá a pré-estréia da peça "Era uma vez…", com direção de Rafael Guedes e texto de Pedro Rênttero. A entrada é franca.
Com tema adulto (para maiores de 12 anos), o espetáculo é uma comédia sexualmente educativa, baseado no conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. A estória retrata o desenvolvimento da adolescência, abordando os temas como a descoberta da sexualidade, virgindade, valorização do voto, gravidez precoce e a preservação do meio ambiente. Tudo isso é mostrado pelos personagens Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, que representam um casal de adolescentes e o caçador, que ao mesmo tempo é o narrador, o médico e o velhinho.
O grupo
Guedes conta que é ator, diretor e professor de teatro de 1988. Conheceu o mundo e as necessidades da pessoa portadora de deficiência através de sua esposa Marilene. A partir daí resolveu atuar com os deficientes. "No início a idéia era só ministrar um curso de teatro, mas no decorrer do processo, fui descobrindo que seria desperdício ficar só nas aulas. Foi, então, juntamente com os alunos que resolvemos formar um grupo e expandir o trabalho desenvolvido na Biblioteca Pública do Paraná. Naquele momento nascia o grupo Nova Visão", diz.
O diretor explica que o Grupo Nova Visão tem como proposta principal, sensibilizar, integrar e mostrar para a sociedade que, apesar das limitações, os portadores de deficiência são merecedores de oportunidades.
Serviço
Bate-papo e pré-estréia de "Era uma vez…"
Data: 2 de setembro
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133
Horário: 14h