O grupo curitibano Interlux Arte Livre estará abrindo a Mostra Latino-Americana de Videoarte, evento que acontecerá na Cinemateca entre os dias 14 e 18 de abril. O trabalho do Interlux se baseia em interferências urbanas que levam a arte contemporânea à comunidade, através de pinturas de muros e filmagens.

continua após a publicidade

A obra a ser apresentada na Cinemateca, inédita ao público, chama-se Em cinco segundos, e apresenta fragmentos que compõem um conjunto de ações que iniciaram em 2006.

Destaca-se também o trabalho de Laura Miranda e Mônica Infante, que apresentarão uma edição inédita do vídeo Lago amarelo, que também se baseia nas interferências em um determinado ambiente, focando no trabalho da performance.

A Mostra Latino-Americana de Videoarte é organizada pelo Instituto Paranaense de Arte e tem apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, juntamente com a Fundação Cultural de Curitiba, Programa de Apoio e Incentivo à Cultura e a Secretaria Municipal de Educação e tem a consultoria geral do crítico de arte Fernando Cocchiarale, ex-curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro .

continua após a publicidade

O evento trará à capital paranaense curtas do gênero da videoarte, produzidos em países como Argentina, Brasil, México e Colômbia além de profissionais que debaterão sobre o tema logo após as exibições.

Os trabalhos exibidos na Mostra são resultados da união harmônica entre a expressão da imagem, do som e do movimento com temas que chegam a instigar o espectador.

continua após a publicidade

Outro fator interessante da Mostra será as exibições nas escolas da rede municipal de ensino onde os alunos trabalharão os vídeos em suas aulas de artes, com o objetivo de incentivar a visão crítica destes jovens. Informações: www.mostradevideoarte.com.br.