pearljam02_cre_fadi_kher.jpgHoje os paranaenses vão poder conferir de perto, pela primeira vez, uma das mais influentes e respeitadas bandas dos anos 90, um dos únicos tentáculos ainda ativos do fenômeno musical grunge: o Pearl Jam, após mais de 15 anos de estrada,  faz sua primeira apresentação em Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski. Outra atração fica por conta da banda Mudhoney, uma das mais importantes da cena de Seattle, embora jamais tenha alcançado a fama de vários de seus conterrâneos, como o Pearl Jam, o que de certa forma ajudou a transformá-la em um grupo cult.

continua após a publicidade

Pearl Jam promete agitar os brasileiros com os grandes sucessos da banda como ?Jeremy?, ?Corduroy?, ?Daughter?, ?Erdely Woman?, ?Once?, ?Even Flow?. entre outras. Também vão tocar canções do último trabalho – a coletânea dupla ?Rearviewmirror?, lançado no ano passado.

Antes de chegar ao Brasil, o show do quinteto formado por Eddie Vedder nos vocais, Stone Gossard e Mike McCready nas guitarras, Jeff Ament no baixo e Matt Cameron na bateria, será visto pelos mexicanos, chilenos e argentinos. Com a chegada da banda ao país, a gravadora Sony/BMG relança o disco "Acoustic Live".

A banda

continua após a publicidade

Em meados dos anos 80, quando o movimento grunge ainda não dominava a cena musical de Seattle, surge na cidade uma banda chamada "Green River", formada pelos guitarristas Stone Gossard e Steve Turner, o baixista Jeff Ament e o vocalista Mark Arm. A banda chegou a lançar um álbum e um EP, mas se desfez logo, quando Arm e Turner resolveram sair para formar o "Mudhoney". Stone e Jeff continuaram juntos, e com o vocalista Andrew Wood formaram uma outra banda chamada "Mother Love Bone". O final viria logo – após o lançamento do primeiro disco, Wood morre, vítima de overdose de heroína. Stone e Jeff partem em busca de um novo vocalista e acabam chegando ao desempregado Eddie Vedder.

Os três, junto a Chris Cornell e Matt Cameron, do Soundgarden, mais Mike McCready, gravam um álbum em homenagem ao ex-vocalista morto, com o nome de "Temple of The Dog". Após o trabalho Jeff, Stone, Mike e Eddie decidem permanecer juntos. Eles agregam ao grupo o baterista Dave Krusen e formam o Pearl Jam – uma homenagem a uma geléia alucinógena que a avó de Eddie (Pearl) fazia. Em 91, eles assinam um contrato com a Epic e lançam seu primeiro disco, Ten.

continua após a publicidade

O álbum emplaca vários hits nas rádios e na MTV: "Alive", "Oceans" , "Jeremy", "Even Flow" e coloca a banda no Top Ten da indústria fonográfica americana. Alguns desentendimentos surgem e o baterista Dave Krusen é substituído por Dave Abbruzzese. Um ano depois, já transformados em um enorme sucesso de público e vendas, a banda grava o MTV Unplugged e toca no festival itinerante Lolapalooza. Em 1993, a consagração definitiva: na festa do MTV Vídeo Music Awards, o Pearl Jam sai com os prêmios de melhor banda de Hard Rock / Heavy Metal, Melhor Vídeo de Grupo, Melhor Diretor e Vídeo do Ano pelo clipe de "Jeremy". Ainda este ano eles gravaram dois singles chamados Daughter e Animal.

Saudados como a banda de rock do momento, o grupo volta ao estúdio para gravar seu segundo disco. Em outubro de 1993 sai "Vs",  alcançando imediatamente um recorde de vendas: 350 mil cópias vendidas em 24 horas. O sucesso do grupo se tornava cada vez maior.  O Pearl Jam grava novos singles ("Spin In The Black Circle") e um novo álbum "Vitalogy". Nesta época uma nova mudança: Dave Abbruzzese sai e é substituído pelo ex-Red Hot Chilli Peppers, Jack Irons.

"Vitalogy" seria a primeira crise na história do Pearl Jam. Embora não chegue a ser um fracasso, o disco não vende tão bem quanto os anteriores – em parte pelo boicote que a banda sofre por parte da imprensa em geral, devido à postura anti-comercial adotada por eles. Mas o Pearl Jam não para. No ano de 95, lançam dois novos singles ("Not For You" e "Immortality") e viajam em turnê com Neil Young. Em 1996, a banda surpreende seu público quando anuncia uma pausa. Mas o retiro dura pouco: logo eles lançam um novo álbum intitulado "No Code". Com ele, o grupo parte para um nova turnê de quase dois anos, sempre com casa cheia.

1998 foi um ano de muito trabalho para o Pearl Jam: a banda lança os singles "Given To Fly" e "Wishlist", o novo álbum "Yeld", e o primeiro DVD – "Single Video Theory". No fim desse mesmo ano ainda chega às lojas o primeiro registro ao vivo do grupo: "Live On Two Legs". Este foi também o primeiro trabalho do grupo com o ex-baterista do Soundgarden, Matt Cameron. No ano seguinte, o Pearl Jam participaria de um disco em benefício das vítimas da guerra de Kosovo, chamado "Sem Fronteiras". O grupo aparece com a música "Last Kiss", uma balada, que se tranformou num hit em todo o mundo e virou um single da banda. No mesmo ano, o grupo termina as composições do álbum "Binaural",  que seria lançado em 2000.

Em 2002 é a vez de "Riot Act", um trabalho um pouco mais pesado que o anterior e que foi saudado pela crítica como a volta do Pearl Jam à rebeldia de seu início de carreira. Durante a turnê que se seguiu, o vocalista Eddie Vedder ganha as manchetes dos jornais ao assumir uma posição política e criticar duramente o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, por sua participação na guerra no Iraque. No mesmo período, a banda assume um posição inovadora ao começar a comercializar em seu site oficial gravações de quase todos os shows que o Pearl Jam realizou na turnê. 

No final de 2003, a banda lança "Lost Dogs", um disco duplo de raridades e Lados B, que sempre foram apresentadas nos shows aos vivos mas nunca haviam sido gravadas em estúdios. Em 2004 é a vez de "Rearviewmirror", seu primeiro álbum de greatest hits e do DVD "Live at The Garden". O grupo lancará seu oitavo álbum no início de 2006. Uma música nova do novo álbum, "Crapshoot", já apareceu na internet em versão ao vivo, tirada de um show beneficente em Seattle, em março passado. Outras músicas que vão entrar no CD novo são "Severed Hand", "Worldwide Suicide" e "Unemployable". O músico Mark Lanegan, ex-Screaming Trees, outro nome forte da era grunge e atual colaborador do Queens of the Stone Age, vai participar do álbum.

Mudhoney

O Mudhoney é uma das mais importantes bandas da cena de Seattle, embora jamais tenha atingido o patamar da fama de vários de seus conterrâneos – o que de certa forma ajudou a transformá-la em um grupo cult. A banda se formou em 1988, quase uma década depois de Mark Arm, cabeça do grupo, ter comandado outras formações, incluindo o Green River, que teve relativo sucesso, fez shows e turnês por todo os EUA, e lançou alguns trabalhos independentes. O primeiro single da banda foi lançado no mesmo ano – "Touch Me I’m Sick", considerado pela crítica como a primeira música grunge da história, a música que definiria o som de Seattle.
 
Ainda em 88, o Mudhoney lançou um single junto com o Sonic Youth, o que lhes valeu uma certa popularidade. Os dois dividiriam ainda o palco em uma turnê – além do Sonic Youth, o Mudhoney chegou a tocar com o Nirvana no festival Ultra Lame Fest. Kurt Cobain, aliás, foi um dos grandes incentivadores da banda – ele chegou a convidar Dan para tocar no Nirvana, mas desistiu para não acabar com o Mudhoney. Nesta época, o grupo gravou seu segundo álbum.

Em março de 92, com a explosão da cena grunge, a banda assinou contrato com a Reprise e lançou o álbum "Piece of Cake". No mesmo ano, eles teriam uma música incluída na trilha do filme "Singles", o que lhes valeu uma boa popularidade. Nesta época, o grupo saiu em turnê, tendo o Nirvana como banda de abertura! Em 94, depois de gravarem o álbum "Five Dollar Mock Cooter Stew", fariam nova turnê, desta vez abrindo para o Pearl Jam. Em 95, gravaram o álbum "My Brother The Cow", fizeram nova turnê com o Pearl Jam, incluindo shows no Japão, e participaram do filme "Black Sheep". Ao final do ano, esgotados, os integrantes da banda decidiram dar um tempo, e passaram a só se reunir para shows ocasionais em Seattle.

Em 98, eles voltam a abrir para o Pearl Jam, e fazem turnês pelos Estados Unidos, Japão e Austrália, além de lançar o disco "Tomorrow Hit Today". O álbum, no entanto, não foi bem recebido pela crítica. O contrato com a gravadora foi rompido e, em 2000, a banda decidiu novamente dar uma parada para se reavaliar. A crise no entanto foi vencida e a celebração veio com o lançamento de "March To Fuzz", um CD duplo com os principais hits da banda e algumas raridades – ao todo eram 50 músicas. Este CD será lançado no Brasil pela Warner. Em 2001, eles tocaram pela primeira vez no Brasil, e, em 2002, lançaram novo álbum – "Since We’ ve Become Translucent", com ótima recepção da crítica. 
 
Estrutura

A Seven Promoções, empresa responsável pelos grandes shows realizados na Pedreira Paulo Leminski está montando uma grande estrutura para receber cerca de 20 mil pessoas para o evento Planeta Terra em Curitiba. São mais de 800 profissionais envolvidos (artistas, produtores, diretores, assistentes, equipe técnica, equipe de montagem, equipe de seguranças, bares, limpeza, serviços gerais e serviços públicos), entre empregos diretos e indiretos gerados pelo show. Além disso, o evento movimenta a economia da capital paranaense – o público local e aqueles que vem de outras cidades movimentam o setor hoteleiro, bares, restaurantes, transportes e serviços diversos.

A estrutura para o show conta com um palco de 480m² de área coberta, 10 camarins e salas de produção. A parte técnica segue as exigências da produção do artista e os melhores padrões técnicos de qualidade. Dois telões de 300" serão montados nas laterais do palco para transmissão simultânea, com imagens captadas por câmeras digitais, mostrando detalhes do show e closes do Pearl Jam e Mudhoney. 

O show conta com o apoio do 12º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, do 4º Distrito Policial, do DireTran para controle e orientação do trânsito e da Guarda Municipal. Também estão contratadas empresa especializada em serviços de segurança e orientação de público, devidamente homologada e credenciada pela Polícia Federal, contando com um efetivo de 280 profissionais qualificados, cursados e aptos para a atividade, com noções básicas de primeiros socorros, defesa pessoal, prevenção e combate a incêndios, relações humanas, segurança física de instalações e demais requisitos legais relacionados a atividade.

No local terão tendas para venda de alimentação e bebidas, área de descanso, sanitários e ponto de encontro para quem se perder dos amigos. Para completar, saídas de emergência, extintores de incêndio em pontos de risco, brigadistas, iluminação de emergência, ambulatório, UTIs móveis e equipe médica composta por médicos, enfermeiros e socorristas. 

Objetos Proibidos: Garrafas Plásticas, guarda-chuva, Bebidas alcoólicas, subestâncias tóxicas, fogos de artifício, armas de fogo, copos de vidro, frutas inteiras, jornais, revistas e objetos pontiagudos que possam causar ferimentos.

Alimentos Permitidos: Sanduíches, bolachas, copos descartáveis de água e frutas cortadas.

Máquinas Fotográficas: Está liberado o uso de máquinas fotográficas não sejam profissionais.

Exigências da banda

O Pearl Jam chegou a Curitiba no dia 29 à bordo de sua aeronave particular ? um Boing 707. Além dos integrantes da banda, managers, vem junto, seis seguranças, filhos, esposas e um chef de couissine.
 
Entre algumas exigências do Pearl Jam à Seven Promoções, produção local, foi a retirada de pedras que tinham em frente ao palco para o grupo ficar mais próximos do público. Entre as solicitações que o grupo fez são 10 salas para camarins, 6 linhas telefônicas, internet banda larga com velocidade de 1GB, tv via satélite nos camarins com 29 polegadas, tela plana e dvd player. Foram contratados dois seguranças bilingües que são americanos e vão ficar hospedados junto com a banda.
 
Outro pedido foi a contratação de um assistente para auxiliar o chef de couissine em compras e na cozinha. O contratato é bilingüe com curso na Europa. Para o translado na cidade nada de especial, serão vans com vidros escuros ou cortinas. O grupo todo estará dividido em dois hotéis, totalizando 69 apartamentos, sendo 2 suítes presidenciais, 6 suítes e o restante apartamentos comuns. Após a apresentação na Pedreira Paulo Leminski, eles seguem direto para São Paulo.

Acesso: ruas bloqueadas, táxis

O melhor é ir de ônibus, táxi ou carona porque não há muitos estacionamentos e comportam poucos carros. As linhas de ônibus em direção à Pedreira Paulo Leminski – Nilo Peçanha e Interbairros II, serão reforçadas com mais carros. Para quem vai de carro é bom ir cedo para garantir vaga nos estacionamentos.

O Diretran estará orientando o trânsito no local, não será permitido estacionar na Rua João Gava, a rua da Pedreira. A Rua João Gava terá sentido único, só será permitido trafegar no sentido Mateus Leme/Pilarzinho, para quem vem do Pilarzinho a rua estará bloqueada, o usuário deverá desviar no Farol do Saber pela Rua Eugênio Flor até a Rua Nilo Peçanha.

Ingressos

Os ingressos para o show de Curitiba ainda não se esgotaram e custam R$ 150,00 (inteira) e R$ 75,00 (meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos e para quem doar uma lata de leite em pó que deverão ser entregues somente no dia do show, nos portões de acesso e serão doados para o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC)). Podem ser encontrados na Fnac (aceitam cartão de débito e pagamento em dinheiro) no Shopping Park Barigui, Lojas Levi?s (Shoppings: Mueller, Curitiba e Estação) e Livrarias Curitiba. Pela internet os ingressos podem ser adquiridos através do site www.ticketmaster.com.br ou ainda pelo telefone 03007896846. A entrada para menores de 16 anos é permitida somente acompanhados pelos pais ou responsáveis.  

Serviço
Projeto Planeta Terra
Shows: Pearl Jam ? Início às 21h15
Mudhoney ? início às 20 horas
Local: Pedreira Paulo Leminski (João Gava s/n ? Pilarzinho ? 3355-6070)
Quando: 30 de novembro 2005 (Quarta-feira)
Abertura dos portões: 17 horas
Ingressos: R$ 150,00 (INTEIRA) R$75,00 (MEIA-ENTRADA para estudantes, aposentados acima de 60 anos e para quem doar uma lata de leite em pó que deverão ser entregues somente no dia do show, nos portões de acesso e serão doados para o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC)).
Censura: A entrada para menores de 16 anos é permitida somente acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Objetos Proibidos: Garrafas Plásticas, guarda-chuva, Bebidas alcoólicas, subestâncias tóxicas, fogos de artifício, armas de fogo, copos de vidro, frutas inteiras, jornais, revistas e objetos pontiagudos que possam causar ferimentos.
Alimentos Permitidos: Sanduíches, bolachas, copos descartáveis de água e frutas cortadas.
Máquinas Fotográficas: Está liberado o uso de máquinas fotográficas não sejam profissionais.
Pontos de Vendas: Lojas Levi?s (Shoppings: Mueller, Curitiba e Estação), Livrarias Curitiba e na Fnac (aceitam cartão de débito e pagamento em dinheiro) no Shopping Park Barigui. Pela Internet os ingressos podem ser adquiridos através do site www.ticketmaster.com.br ou ainda pelo telefone 03007896846.
Informações para o público: 41 3315-0019