A partir deste sábado (19), a Casa Lacerda, museu histórico da Lapa, fecha as portas por tempo indeterminado. O motivo seria a greve dos servidores do Ministério da Cultura (MinC) iniciada na última terça-feira (16). A média mensal de visitação da Casa é de 800 pessoas, podendo chegar a 2.500 dependendo do período do ano.
No Paraná, além do fechamento da Casa Lacerda, todos os funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que trabalham na 10º Superintendência Regional paralisarão suas atividades. Por conta disso, a sede permanecerá fechada para atendimento ao público, além de paralisar todos os processos em andamento, liberação de obras de arte para fora do país, liberação de registros no Sicaf, entre outras atividades. O setor de documentação também permanecerá fechado para consultas de pesquisadores, estudantes e profissionais do setor. Serão mantidas apenas as atividades essenciais.
Em todo o país, mais de 40 instituições estão fechadas, entre elas o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o Museu Villa-Lobos, todos no Rio de Janeiro. Fazem parte do Sistema MinC, o Iphan, a Fundação Cultural Palmares (FCP), a Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), diversos museus, além do próprio Ministério.
Entre as reivindicações dos servidores estão a implantação do Plano Especial de Cargos da Cultura (PEC) e a valorização das atividades do setor de um modo geral, que beneficiaria tanto os servidores quanto a população. A melhor aplicação de recursos na área garante o desenvolvimento das atividades de proteger e difundir o patrimônio cultural do país. A intenção dos grevistas é manter o movimento por tempo indeterminado. Se a greve se prolongar até julho, os turistas que forem ao Rio para os Jogos Pan Americanos, por exemplo, não poderão visitar os principais museus da cidade.