Nada de discussão sobre Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinav), leis de incentivo ou mudanças da fiscalização das atividades cinematográficas. Gramado respira festa e competitividade com a abertura da mostra principal na noite de segunda-feira. Longe de levantar polêmica sobre a criação da agência, diretores e produtores estavam preocupados em divulgar seus filmes, muitos deles desconhecidos do grande público.
O filme que abriu a mostra competitiva, por exemplo, foi O Quinze, de Jurandir Oliveira. Vencedor dos prêmios de melhor ator (o próprio Jurandir Oliveira) e atriz (a ótima Sônia Lira) no Festival do Ceará este ano, o longa acabou sendo ofuscado pela exibição hours concours de Olga. Inspirado na obra homônima de Raquel de Queiroz sobre a seca que castigou o Ceará em 1915, o longa exigiu do público muita atenção e uma dose de boa vontade com o ritmo lento e uma história feita mais para as páginas de um livro do que para as telas de cinema.
Os atores Karina Barun e Juan Alba protagonizam uma história frustrada de amor em meio as mazelas do semi-árido nordestino e a divisão das castas sociais. Mas é interessante (re)ver o sertão nordestino por uma ponto de vista , sem aquela estética bela a que nos acostumamos depois de grandes produções de Walter Salles (Abril Despedaçado) ou da Conspiração Filmes (Eu, tu, eles). O estreante Jurandir Oliveira, conhecido pela atuação no bom curta-metragem “Como se morre no cinema”, de Luelane Loiola Corrêa, dirigiu, escreveu e atuou no filme que conta também a saga de uma família de retirantes, com direito a um cachorrinho acompanhando a viagem, morte dos filhos e muito sofrimento. Impossível não se lembrar de Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, baseado em outro livro, de Graciliano Ramos.
Ontem foi também exibido um dos filmes brasileiros mais aguardados da mostra competitiva: Araguaya -Conspiração do Silêncio, de Ronaldo Duque. A produção brasiliense traz Françoise Fourton no papel principal da história sobre a Guerrilha do Araguaia, um dos episódios mais importantes da nossa história contemporânea.