O primeiro caderno do Programa de Paranização do Teatro Guaíra foi apresentado ontem à tarde pela diretora-presidente Nitis Jacon aos deputados no plenário da Assembléia Legislativa do Paraná. Nitis afirmou aos parlamentares que o programa foi criado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra para democratizar e descentralizar a cultura produzida em todas as regiões do Estado.
Ela explicou que o Paranização é um programa plurianual de política pública com metas estabelecidas no período de 2003 a 2006. O lançamento oficial foi realizado pela secretária da Cultura, Vera Mussi, em Foz do Iguaçu no último dia 4.
O programa pretende tornar o Teatro Guaíra um centro irradiador para levar a cultura a todas as regiões do Paraná, e ao mesmo tempo trazer essas experiências para Curitiba.
Segundo ela, o Teatro Guaíra é responsável pela formação de platéias e guarda uma parte importante da história do teatro paranaense. E pretende avançar, aproximando-se das produções de todas as regiões do Paraná, muitas vezes desconsideradas no processo cultural do estado. “É um programa de estadualização do Teatro Guaíra, conforme previsto em seus estatutos. Tem como fim democratizar e instituir de forma permanente o livre acesso à informação, à criação e aos bens culturais”, completou a diretora.
O programa pretende resgatar, incentivar e apoiar a produção e a gestão cultural, respeitando características individuais e coletivas. Vai promover a circulação de produções artísticas, com o que pretende estimular a ampliação do mercado cultural e a geração de trabalho e renda.