Em mais uma mudança no setor da Cultura, o governo publicou nesta quinta-feira, 16, no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração de Lucia Maria Velloso de Oliveira, que ocupava o cargo de diretora-executiva da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A exoneração foi assinada por Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, pasta à qual a FCRB é vinculada.

continua após a publicidade

A mudança acontece na sequência de outras dispensas de pesquisadores que integravam a FCRB. No último dia 8, uma quarta-feira, o governo afastou da instituição a jornalista Jöelle Rouchou, o sociólogo José Almino de Alencar, a ensaísta Flora Sussekind, o cientista político Charles Gomes e o então diretor do centro de pesquisa da fundação, Antonio Herculano Lopes.

Em outubro, Letícia Dornelles, roteirista com passagens no SBT, Record TV e TV Globo, foi indicada pelo governo para a presidência da FCRB.

Nesta semana, Letícia chegou a anunciar em seu Twitter a indicação do cientista político Christian Lynch para um cargo de chefia na FCRB, mas voltou atrás após uma intervenção pública do secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim.

continua após a publicidade

Pelo Twitter, Alvim disse ter “desprezo” pelas “ideias execráveis” de Lynch sobre o presidente Jair Bolsonaro e anunciou que iria tornar sem efeito a nomeação. Alvim ainda disse que o fato de Lynch ser servidor concursado é um impeditivo para o afastamento.

Em entrevista ao El País em outubro de 2019, Lynch havia dito que “o bolsonarismo se constrói como um PT ao contrário” e que Bolsonaro tinha uma “cota diária de paranoias e disparates”.

continua após a publicidade