A Federal Trade Comission (FTC), agência dos Estados Unidos que regula atividades comerciais, enviou, no fim de abril, uma série de avisos a personalidades para que elas deixem mais claro nas redes sociais quando fizerem posts pagos. O site WWD revelou nesta semana quem foram as 47 pessoas que receberam o aviso. Entre os nomes mais conhecidos aqui no Brasil, estão Naomi Campbell, Victoria Beckham, Kourtney Kardashian, Akon, Jennifer Lopez e Lindsay Lohan.
A prática é comum e você já deve ter visto no seu feed: uma empresa paga para a pessoa, geralmente com uma grande lista de seguidores, fazer um post promovendo um produto ou serviço.
No entanto, nem sempre os artistas deixam claro que receberam um valor para fazer o elogio e dão a entender que a avaliação é feita de forma isenta.
No aviso feito no fim de abril, a FTC já havia relevado que mandou as cartas. No comunicado, avisou que as enviou a ‘influenciadores e marketeiros’ para que eles exprimissem de forma ‘clara’ os seus acordos com marcas ao promover produtos nas redes sociais. As cartas tinham a intenção de ‘educar’, não de punir.
Confira a lista das personalidades, divulgadas pela WWC:
Jen Selter
Nicky Jam
Sean Combs
Shay Mitchell
Ciara
Dorothy Wang
Luke Bryan
Kristin Cavallari
Lucy Hale
Naomi Campbell
Giuliana Rancic
Sofia Vergara
Heidi Klum
Rach Parcell
JWoww
Jamie Lynn Spears
Maci Bookout McKinney
Nicole Polizzi
Tiona Fernan
Amber Rose
Vanessa Hudgens
Valentina Vignali
Lilly Ghalichi
Caroline Manzo
Allen Iverson
Behati Prinsloo
Anna Petrosian
Victoria Beckham
Chelsea Houska
Troian Bellisario
Nina Agdal
Emily Ratajkowski
Ashley Benson
Denice Moberg
James Harrison
Scott Disick
Lindsay Lohan
Kourtney Kardashian
Zendaya
Bella Thorne
Sophia Bush
Massy Arias
Farrah Abraham
Lisa Rinna
Akon
Jennifer Lopez
Vanessa Lachey