Em visita oficial à Europa, o ministro da Cultura e músico Gilberto Gil recebeu o cantor-compositor paranaense Grafite. O encontro entre os artistas aconteceu em Bruxelas, no dia 24 de janeiro deste ano, no Hotel Jolly Sablon, numa conversa informal de quase uma hora. Entre outros assuntos, foi discutido com o ministro a importância da promoção da cultura paranaense em âmbito nacional. O compositor sempre se empenhou nesta direção, e no seu interesse em ver uma maior difusão da cultura do seu estado. Em 1989, Grafite esteve na Europa pela primeira vez, convidado pelo governo belga para participar do Festival Folclórico do Mundo 89, como integrante oficial do Grupo Meu Paraná, fundado pela cantora e compositora Mide, tia Mide, irmã do compositor Lápis, pai de Grafite.
Gilberto Gil confirmou seu apoio ao trabalho desenvolvido pelo compositor, e afirmou que, além de apoiar, vai acompanhar com o músico a solidificação dessa iniciativa junto ao estado. O objetivo é criar a ?Casa do Fandango?, espaço em que o público terá acesso ao mais amplo acervo referente à história do fandango (fotos, discos, curos, aulas de musica e dança, livros, instrumentos etc.)
Grafite mantém contato com Gilberto Gil desde que a ele foi apresentado pelo parceiro e amigo Paulo Leminski, ainda sem ter completado 20 anos.
Grafite, radicado na Europa há mais de 15 anos, está sempre vindo a Curitiba para divulgação de seus trabalhos, além de outros projetos que tem desenvolvido pelo Brasil. Em 2003, gravou e dirigiu o CD de fandango do Grupo Meu Paraná e, na última vez que aqui esteve (junho2005), realizou, entre outros, o show musical Saudades de você, produzido pela jornalista Luciana Monteiro.
Mais informaçoes sobre o trabalho de Grafite podem ser obtidas no site:www.grafite.be