Gilberto Gil ganha o Grammy por Eletroacústico

Los Angeles – Gilberto Gil, o cantor, compositor e ministro da Cultura brasileiro ganhou o Grammy na categoria de world music, pelo álbum Eletroacústico, competindo com Amadou & Mariam, Kronos Quartet & Asha Bhosle, Lady Black Mambazo & The Spring of the English Chamber Orquestra, e Anoushka Shankar.

Conquistar uma indicação para o Grammy na categoria de Word Music não é novidade para os músicos brasileiros. Em 1999, Gil conquistou o Grammy de World Music, com o disco Quanta Live, a versão americana de Quanta Gente Veio Ver e obteve outras indicações ao Grammy Latino. Antes dele, Milton Nascimento ganhou o prêmio na mesma categoria, por Nascimento. Depois, em 2002 foi a vez de seu "mano Caetano" ganhar a estatueta pelo disco Livro.

Eletracústico, de 2004, traz o segundo Grammy para a carreira do artista. O próprio Gil define seu trabalho: "Trabalho fortemente marcado pelo diálogo entre percussão acústica (surdo, pandeiro, timbau, berimbau) e percussão eletrônica (máquina de ritmo, samplers, osciladores) A cozinha, a base – pela conversa entre violão, banjo, bandolim, acordeão, teclado e vozes, com seus sons naturais ou processados por midi eletrônico. No centro, o violão eletro-acústico, o canto ferino, o balé felino e um repertório histórico."

A cantora colombiana Shakira foi premiada com o Grammy de melhor álbum de rock/alternativo em espanhol, enquanto Luis Miguel ficou com o prêmio de melhor álbum mexicano e Willy Chirino ganhou o prêmio de melhor álbum de salsa/merengue, durante uma cerimônia que não foi televisionada.

A italiana Laura Pausini, que possui vários sucessos em espanhol ganhou o Grammy de melhor álbum pop latino em espanhol por Escucha, mesmo álbum com que ganhou o Grammy Latino de melhor álbum vocal pop feminino. "Estava emocionada e nervosa", disse a cantora, que estava no tapete vermelho dando entrevista quando foi informada do prêmio. E disse que era a primeira italiana a receber um Grammy.

Shakira ganhou o Grammy por seu disco Fijación Oral Vol. 1 e o melhor álbum latino tropical tradicional ficou com Bebo Valdés com Bebo de Cuba. Com o mesmo disco, o cubano conquistou o Grammy Latino.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo