Último grande evento musical do ano, a Feira Música Brasil começa hoje e vai até domingo em diversos pontos de Belo Horizonte. Realizado dois anos seguidos no Recife, este ano o evento passa a ser itinerante. São dezenas de atrações por vários palcos, além de oficinas de capacitação, painéis e debates, exibições de filmes sobre música brasileira, como os documentários dedicados a Riachão e Heitor dos Prazeres, que passam hoje, e noites de discotecagens, com Patrick Tor4, Pezão, Barata, Youngman e o coletivo Criolina DJs, entre outros.

continua após a publicidade

As principais atrações de hoje são Gilberto Gil e o grupo mineiro Uakti, mas há também espaço para novos artistas, como a cantora sergipana Polayne. Entre as mais de 50 bandas e cantores que vão se apresentar em oito pontos da capital mineira estão Rita Ribeiro, Otto e Andreas Kisser. Pelo edital da FMB 2010 foram selecionados 39 nomes de 3.011 inscritos, entre eles Lucas Santtana, Renegado, Ná Ozzetti e a Banda de Pífanos de Caruaru.

Além de vários estilos de música popular (rock, hip-hop, samba, eletrônica), a programação inclui concertos de quatro grupos de câmara (Quinto Brasília, GIMBa, Quaternaglia e Quinteto Persch, que se apresentarão de quinta a sábado na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Outra sala vai abrigar a mostra de cinema, que exibirá também “Banana Is My Business”, sobre Carmen Miranda, e “Os Doces Bárbaros”, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. Todos os concertos e filmes têm entrada franca.

Os painéis de debates, oficinas, palestras e encontros de negócios serão realizados na sala da Funarte (Rua Januária, 68, Floresta), e também são grátis, mas quem quiser participar precisa se inscrever pelo site www.feiramusicabrasil.com.br, que também traz toda a programação detalhada. Como nas edições anteriores, os assuntos que envolvem música são amplos (inclui desde o ensino da matéria nas escolas até a distribuição digital) e vem gente do mundo todo participar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade